As Competências Socioemocionais entram como pauta essencial para a educação do Século XXI, conheça melhor algumas delas e como trabalhar em sala de aula!
Já conversamos no post sobre as características do professor do século XXI que a educação vive um período muito diferente dos anteriores. Por essa razão as escolas tem buscado compreender e inovar suas práticas e abordagens educacionais para ter efetividade no papel de educadores.
Os professores estão buscando novas ferramentas tecnológicas e está cada vez mais evidente a necessidade de investir em competências, indo além das técnicas e conteúdos tradicionais. Surge então a preocupação com as competências socioemocionais! Mas o que são elas?
Essas são as competências a serem trabalhadas na área social e emocional dos alunos de forma a prepará-los para a vida profissional, acadêmica e pessoal. Para discuti-las trouxemos a lista dessas competências feita pela Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL). A CASEL é referência mundial sendo uma confiável fonte de conhecimento em aprendizagem socioemocional de alta qualidade e baseada em evidências. Mas quais são elas? Aqui vamos listar 5 das mais importantes competências socioemocionais:
- Autoconsciência
Essa habilidade consiste em reconhecer precisamente suas emoções, pensamentos e valores e como eles influenciam seu comportamento. O aluno deve ser capaz de identificar seus potenciais e limitações mantendo o senso de confiança, otimismo e crescimento mental.
- Identificar emoções
- Autopercepção
- Identificar seus pontos fortes
- Autoconfiança
- Autocontrole
Ter a habilidade de controlar suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos em diferentes cenários e condições, principalmente controlando impulsos e o estresse, com o cuidado de manter-se motivado. Inclui também a habilidade de desenvolver-se e crescer em direção aos seus objetivos acadêmicos e pessoais.
- Controlar impulsos
- Autocontrole
- Automotivação
- Estabelecer objetivos
- Habilidades organizacionais
- Consciência social
Capacidade de compartilhar de uma perspectiva e ter empatia por diferentes causas, incluindo a de pessoas de diferentes contextos e culturas. Habilidade de entender normas sociais e éticas de comportamento e reconhecer os recursos da família, comunidade e escola.
- Empatia
- Apreciar a diversidade
- Respeito ao próximo
- Tomada de perspectiva
- Habilidades de relacionamento
Habilidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e recompensadores com diferentes indivíduos e grupos da sociedade. Capacidade de comunicar-se claramente, ser bom ouvinte e cooperar com outras pessoas. Saber resistir a pressões sociais inapropriadas, negociar conflitos de forma construtiva e buscar oferecer ajuda quando necessária.
- Comunicação
- Engajamento social
- Construção de relacionamentos
- Trabalho em equipe
- Tomada de decisão responsável
Habilidade de tomar decisões construtivas sobre o comportamento pessoal e sobre as interações sociais tendo como fundamento os padrões éticos e normas sociais. Avaliações legítimas das consequências de várias atitudes, e consideração do bem estar próprio e de outros.
- Identificar problemas
- Analisar situações
- Resolver problemas
- Avaliar
- Refletir
- Responsabilidade Ética