Consultoria Espaços Makers: Como nossos alunos aprendem sobre meteorologia?

Nós, da Escola de Inventor, acreditamos profundamente no poder da educação ativa e mão na massa.

A experiência desenvolvida aqui nos últimos 05 anos, demonstra que, ao colocarmos os alunos na posição de protagonistas, dá-se início a uma nova dinâmica de geração do conhecimento.

Trata-se de um conhecimento gerado de forma mais colaborativa, envolvente e engajadora.

Com isso em mente, decidimos propor um novo desafio aos alunos de nossos cursos e oficinas: aprender como montar e instalar uma estação meteorológica.

Essa geringonça tecnológica capta diversos dados atmosféricos como pressão, temperatura do ar e do solo, umidade, qualidade do ar, quantidade de chuva, direção e velocidade do vento.

Esses dados são então, enviados a um servidor na “nuvem” em tempo real.

Além disso, podem ser analisados e cruzados com dados enviados por mais de 500 estações meteorológicas, espalhadas por escolas ao redor do mundo.

Na prática, os alunos poderão desenvolver, por exemplo, mapas interativos que correlacionem em tempo real os dados sobre a velocidade do vento em Ribeirão Preto-SP, em uma escola no subúrbio de Paris e em outra localizada na área central de Xangai.

Ok! Mas, como surgiu essa ideia?

O Projeto: Raspberry Pi Wheater Station by Oracle 

Tudo começou pelo fato da Escola de Inventor ter sido uma das pioneiras na utilização de computadores de baixo custo Raspberry Pi, dentro de sala de aula.

Esse computador do tamanho de um cartão de crédito, foi desenvolvido entre outras coisas, para introduzir os alunos no mundo da programação de hardware e software.

Essa ligação da escola com a Fundação Raspberry Pi, possibilitou a doação de duas estações meteorológicas desenvolvidas pela fundação inglesa em conjunto com a Oracle, e que agora, servem de de base à aplicação desse novo e inovador conteúdo.

Uma delas foi instalada na parte externa de nosso prédio, enquanto a outra servirá para que os alunos explorem cada um dos sensores de captação de dados, dentro de sala de aula.

Data Science: Aprendendo a programar, com ciência e matemática

No decorrer do curso, os alunos terão a oportunidade de aprender como extrair informações sobre os dados recebidos pela estação, a partir de uma linguagem de programação chamada Python.

O designer de contéudo Leonardo Félix explica que “a programação é algo que assusta muita gente. Data science mais ainda! Mas nas nossas aulas iremos explorar esses campos de maneira divertida.”

Entre os projetos que poderão ser desenvolvidos pelos alunos um aplicativo para visualização dos dados em tempo real e um jogo que desafiará os usuários a localizar as outras estações espalhadas pelo mundo por  meio de suas latitudes e longitudes.

Para  Leonardo, o mais importante é que “durante todo esse processo, os alunos estão realizando experiências, aprendendo sobre meteorologia e exercitando conceitos de Internet das Coisas e de modelos matemáticos”.

No que acreditamos:

A Escola de Inventor acredita que é preciso aprofundar o ensino e  a aprendizagem de ciências, matemática e leitura, por meio do ensino por investigação e da educação mão na massa no ensino fundamental.

 O que fazemos:

Desenvolvemos e aplicamos conteúdos STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts & Math – para alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Nosso principal objetivo é contribuir com a elevação do desempenho dos alunos brasileiros no PISA – Programme for International Student Assessment.

Para isso, atuamos na aproximação entre centros educacionais, centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a indústria.

Acreditamos que esse é o melhor caminho para o desenvolvimento e crescimento sustentável do Brasil a médio e longo prazo.

Nossos cursos e oficinas já formaram mais de 300 professores em todo o país e atenderam mais de 8.000 alunos com nossos cursos e oficinas STEAM & Maker.

 Leve a Cultura Maker para sua escola:

Podemos ajudar a inserir a Cultura Maker dentro do currículo da sua escola, por meio de formações, conteúdos e kits de aplicação fornecidos em nossa solução educacional: Consultoria Espaços Makers.

Vamos inventar juntos?

Caso queira saber mais detalhes clique aqui, ou ligue (16) 3442-4442 e fale com um de nossos consultores.

Escola de Inventor – Cursos inovadores que preparam para os desafios do amanhã!

Próximo postRead more articles

Deixe uma resposta