5 Competências Socioemocionais para os Alunos do Século XXI

As Competências Socioemocionais entram como pauta essencial para a educação do Século XXI, conheça melhor algumas delas e como trabalhar em sala de aula!

Já conversamos no post sobre as características do professor do século XXI que a educação vive um período muito diferente dos anteriores. Por essa razão as escolas tem buscado compreender e inovar suas práticas e abordagens educacionais para ter efetividade no papel de educadores.

Os professores estão buscando novas ferramentas tecnológicas e está cada vez mais evidente a necessidade de investir em competências, indo além das técnicas e conteúdos tradicionais. Surge então a preocupação com as competências socioemocionais! Mas o que são elas?

Essas são as competências a serem trabalhadas na área social e emocional dos alunos de forma a prepará-los para a vida profissional, acadêmica e pessoal. Para discuti-las trouxemos a lista dessas competências feita pela Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL). A CASEL é referência mundial sendo uma confiável fonte de conhecimento em aprendizagem socioemocional de alta qualidade e baseada em evidências. Mas quais são elas? Aqui vamos listar 5 das mais importantes competências socioemocionais:

1. Autoconsciência
Competências Socioemocionais

Essa habilidade consiste em reconhecer precisamente suas emoções, pensamentos e valores e como eles influenciam seu comportamento. O aluno deve ser capaz de identificar seus potenciais e limitações mantendo o senso de confiança, otimismo e crescimento mental.

• Identificar emoções
  • Autopercepção
  • Identificar seus pontos fortes
  • Autoconfiança
  1. Autocontrole
Competências Socioemocionais

Ter a habilidade de controlar suas próprias emoções, pensamentos e comportamentos em diferentes cenários e condições, principalmente controlando impulsos e o estresse, com o cuidado de manter-se motivado. Inclui também a habilidade de desenvolver-se e crescer em direção aos seus objetivos acadêmicos e pessoais.

• Controlar impulsos
  • Autocontrole
  • Automotivação
  • Estabelecer objetivos
  • Habilidades organizacionais
  1. Consciência social
Competências Socioemocionais

Capacidade de compartilhar de uma perspectiva e ter empatia por diferentes causas, incluindo a de pessoas de diferentes contextos e culturas. Habilidade de entender normas sociais e éticas de comportamento e reconhecer os recursos da família, comunidade e escola.

• Empatia
  • Apreciar a diversidade
  • Respeito ao próximo
  • Tomada de perspectiva
  1. Habilidades de relacionamento
Competências Socioemocionais

Habilidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e recompensadores com diferentes indivíduos e grupos da sociedade. Capacidade de comunicar-se claramente, ser bom ouvinte e cooperar com outras pessoas. Saber resistir a pressões sociais inapropriadas, negociar conflitos de forma construtiva e buscar oferecer ajuda quando necessária.

• Engajamento social
  • Construção de relacionamentos
  • Trabalho em equipe
  1. Tomada de decisão responsável
Competências Socioemocionais

Habilidade de tomar decisões construtivas sobre o comportamento pessoal e sobre as interações sociais tendo como fundamento os padrões éticos e normas sociais. Avaliações legítimas das consequências de várias atitudes, e consideração do bem estar próprio e de outros.

• Identificar problemas
  • Analisar situações