Por que o nome Escola de Inventor? Será por que os cursos têm nomes de grandes inventores? Ou por que ciência e tecnologia estão sempre presentes?
Talvez porque procuramos estimular a criatividade dos nossos alunos. Talvez porque aqui eles aprendam coisas novas e diferentes do que veem no ensino regular que os ajudem a iniciar os próprios projetos.
Um inventor não simplesmente inventa coisas que ainda não existem do nada. A invenção é um processo que exige estudo, criatividade e atitude. E esse processo pode ser representado pelo ciclo do Design Thinking.
O ciclo começa pela Empatia, onde descobrimos, entendemos e compreendemos uma necessidade ou problema. Em seguida passamos para a Definição, interpretando o problema e analisando o que precisa ser resolvido. Então começa a parte divertida e desafiadora, a Ideação.
Pensar nas mais diversas soluções deixando a imaginação correr livre, leve e solta. Por vezes uma ideia que parece absurda pode se tornar a melhor resposta.
Chegou a hora de prototipar a ideia, ou seja, colocar mão na massa! Trazer a solução do mundo das ideias construindo um protótipo, seja físico ou virtual, e testar.
E fechamos o ciclo na Evolução, percebendo que sabemos mais agora do que no início do projeto, discutindo e compartilhando nossa invenção com o mundo, senão será apenas outro Emplastro Brás Cubas.
No dicionário você encontra que inventor é aquele que inventa, que cria algo novo. Mas essa definição é muito simplista, o inventor é mais do que isso. Ele, ou ela, estuda, observa, analisa minuciosamente, faz, testa, erra, erra de novo e de novo!
Mas, ao contrário do que possa parecer, o erro é um grande aliado! O erro ensina, nos ajuda a enxergar o melhor caminho para alcançar nosso objetivo e melhora nossas habilidades para os projetos futuros. Assim, o inventor é aquele que faz sem medo de errar.
Aqui na escola somos todos inventores! Afinal, a escola surgiu de uma ideia. E para chegar nessa ideia foi preciso muito estudo para enxergar uma necessidade. A de que o ensino de ciência e matemática na prática vai ajudar as crianças de hoje a acompanharem a evolução da tecnologia amanhã.
Mas uma ideia, por melhor que ela seja, não precisa ser fixa e, assim, a Escola de Inventor foi se reinventando até chegarmos onde estamos, com novos cursos, oficinas e formações.
Dessa forma a escola continua evoluindo, pois estamos sempre inventando coisas novas e reinventando o que já temos. É um ciclo sem fim onde a evolução é o caminho.
Como será a Escola de Inventor amanhã? Só acompanhando para descobrir.
No que acreditamos:
A Escola de Inventor acredita que é preciso aprofundar o ensino e a aprendizagem de ciências, matemática e leitura, por meio do ensino por investigação e da educação mão na massa no ensino fundamental.
O que fazemos:
Desenvolvemos e aplicamos conteúdos STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts & Math – para alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Nosso principal objetivo é contribuir com a elevação do desempenho dos alunos brasileiros no PISA – Programme for International Student Assessment.
Para isso, atuamos na aproximação entre centros educacionais, centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a indústria.
Acreditamos que esse é o melhor caminho para o desenvolvimento e crescimento sustentável do Brasil a médio e longo prazo.
Nossos cursos e oficinas já formaram mais de 300 professores em todo o país e atenderam mais de 8.000 alunos com nossos cursos e oficinas STEAM & Maker.
Leve a Cultura Maker para sua escola:
Podemos ajudar a inserir a Cultura Maker dentro do currículo da sua escola, por meio de formações, conteúdos e kits de aplicação fornecidos em nossa solução educacional: Consultoria Espaços Makers.
São diversos módulos com 10 horas de duração cada e totalmente alinhados a BNCC.
Vamos inventar juntos?
Caso queira saber mais detalhes clique aqui, ou ligue (16) 3442-4442 e fale com um de nossos consultores.
Escola de Inventor – Cursos inovadores que preparam para os desafios do amanhã!