Consultoria Espaços Makers:  5 motivos para os alunos aprenderem com a mão na massa!

Consultoria Espaços Makers: 5 motivos para os alunos aprenderem com a mão na massa!

A mão na massa permite explorar, fazer, criar e jogar. Estas atividades estão finalmente sendo reconhecidas pelo que são: uma parte essencial da educação e do desenvolvimento de uma criança.

Essa forma de aprendizagem que começou em espaços maker em todo o mundo, está finalmente derrubando barreiras e entrando em nossas salas de aula. E isso é uma coisa muito boa para toda a comunidade de pais e responsáveis em todo o planeta.

Com isso em mente, o coordenador Fábio Luis Javaroni da Escola de Inventor, decidiu listar 5 motivos para que seu filho(a) aprenda através da prática!

Atividades maker e mão na massa promovem uma “mentalidade de crescimento”

A autora e psicóloga Carol Dweck propõe duas mentalidades que o cérebro em crescimento pode assumir – a primeira é a chamada “mentalidade fixa” e a segunda é a chamada “mentalidade de crescimento”.

Quando as crianças assumem uma mentalidade fixa, elas acreditam que são boas em algumas coisas e não em outras e que suas habilidades simplesmente surgem naturalmente.

Já ao assumirem uma mentalidade de crescimento, a criança passa a perceber que ela pode se tornar boa em algo através do fazer,  do aprender e da experiência.

Fábio explica que “as atividades práticas fazem com que as crianças passem a enxergar a aprendizagem como algo nos qual se trabalha e se constrói pouco a pouco, e não algo que acontece de forma mágica, da noite para o dia. As crianças que desenvolveram uma mentalidade de crescimento tendem a ser mais resistentes, enfrentando melhor os desafios surgidos durante as aulas.

A educação mão na massa promove essa mente de crescimento por não colocar a ênfase na solução do e  e sim no processo de aprendizagem.

“Não é apenas uma questão do que você sabe, é uma questão de assumir riscos e talvez falhar e aprender com essas falhas. Aprender a falhar – e, subsequentemente, analisar, refletir e tentar novamente – são habilidades cruciais para navegar nesse mundo de constante mutação”, afirma o coordenador.

Atividades maker e mão na massa ajudam no desenvolvimento de caráter e de propósito

Aprender fazendo não só ajuda as crianças a se tornarem resistentes diante dos desafios, mas também ajuda no desenvolvimento do caráter e de um senso de propósito.

“Esse é um dos resultados mais importantes que um educador maker vê… Aprender a fazer coisas, estar envolvido em atividades mão na massa, ajuda os jovens a desenvolverem um senso de propósito para com o mundo, um sentimento de que podem mudar o lugar em que vivem”, explica Fábio..

A principal característica das atividades mão na massa está no poder que ela tem de mostrar aos alunos que eles são criadores.

Ao invés de memorizar fatos para responder em uma prova, jovens makers são encorajados a trazer a tona suas percepções sobre os problema apresentados, a fim de resolvê-los através da construção de projetos.

Seja hackeando animais de pelúcia para incorporar luzes LED em seu olhos ou projetando carros de corrida que serão cortados em uma plotadora a laser, o importante é incutir nos alunos um sentimento de confiança na sua capacidade da de agir para modificar o seu ambiente.

Atividades maker e mão na massa aprofundam habilidades sociais e emocionais dos alunos

Mais do que ajudar as crianças a aprenderem como resolver problemas eficazmente, atividades mão na massa ensinam como resolver problemas EM EQUIPE.

Segundo o coordenador Fábio, a educação maker coloca uma grande ênfase na colaboração entre os alunos:As crianças são encorajadas a trabalharem juntas para melhorar o design de seus projetos e para superar obstáculos que aparecem no caminho. O objetivo é menos sobre quem vai “ganhar o desfio” ou tirar “10” na prova para algo bem mais importante: a importância de se  trabalhar juntos para criar algo de valor, para fazer as coisas de um jeito melhor.”

Atividades maker e mão na massa melhoram o pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas

Aprender através de atividades mão na massa é uma forma criativa de se reforçar o pensamento crítico e habilidades de lógica, que são cruciais para todos os tipos de disciplinas acadêmicas, desde a leitura e escrita até matemática e ciência e até mesmo a resolução de provas mais tradicionais.

“Atividades maker também estão associadas ao chamado “design thinking“, que é um processo para desenvolvimento de novos protótipos e para melhoria das invenções e projetos que já existem. Em outras palavras, a atividade mão na massa estabelece uma maneira de pensar nas crianças que facilita o surgimento de inovações em suas mentes”, afirma Fábio.

Atividades maker e mão na massa são uma força poderosa de inclusão

Talvez uma das razões mais importantes  para envolver crianças em atividades mão na massa desde cedo é a cultura de inclusão que o  movimento maker promove em torno do tema. Isso é algo que não deve ser esquecido nas discussões sobre métodos de aprendizagem ativa como as desenvolvidas nos cursos da Escola de Inventor.

Engajar-se em fazer coisas utilizando o próprio conhecimento e as próprias mãos, abre uma porta para aqueles tipicamente excluídos de de matérias ligadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

As atividades mão na massa apresentam o potencial de serrem ferramentas educacionais que podem literalmente moldar o tecido da nossa estrutura social.

O coordenador explica que “o fazer é uma ponte para o futuro: só iremos progredir como uma espécie se começarmos a olhar para os problemas que enfrentamos de diferentes perspectivas. E isso só vai acontecer quando colocarmos as ferramentas que moldam o mundo nas mãos daqueles que vêm de todas as esferas da vida e da sociedade em que vivemos.”