Consultoria Espaços Makers: Por que Escola de Inventor?

Por que o nome Escola de Inventor? Será por que os cursos têm nomes de grandes inventores? Ou por que ciência e tecnologia estão sempre presentes?

Talvez porque procuramos estimular a criatividade dos nossos alunos. Talvez porque aqui eles aprendam coisas novas e diferentes do que veem no ensino regular que os ajudem a iniciar os próprios projetos.

Um inventor não simplesmente inventa coisas que ainda não existem do nada. A invenção é um processo que exige estudo, criatividade e atitude. E esse processo pode ser representado pelo ciclo do Design Thinking.

O ciclo começa pela Empatia, onde descobrimos, entendemos e compreendemos uma necessidade ou problema. Em seguida passamos para a Definição, interpretando o problema e analisando o que precisa ser resolvido. Então começa a parte divertida e desafiadora, a Ideação.

Pensar nas mais diversas soluções deixando a imaginação correr livre, leve e solta. Por vezes uma ideia que parece absurda pode se tornar a melhor resposta.

Chegou a hora de prototipar a ideia, ou seja, colocar mão na massa! Trazer a solução do mundo das ideias construindo um protótipo, seja físico ou virtual, e testar.

E fechamos o ciclo na Evolução, percebendo que sabemos mais agora do que no início do projeto, discutindo e compartilhando nossa invenção com o mundo, senão será apenas outro Emplastro Brás Cubas.

No dicionário você encontra que inventor é aquele que inventa, que cria algo novo. Mas essa definição é muito simplista, o inventor é mais do que isso. Ele, ou ela, estuda, observa, analisa minuciosamente, faz, testa, erra, erra de novo e de novo!

Mas, ao contrário do que possa parecer, o erro é um grande aliado! O erro ensina, nos ajuda a enxergar o melhor caminho para alcançar nosso objetivo e melhora nossas habilidades para os projetos futuros. Assim, o inventor é aquele que faz sem medo de errar.

Aqui na escola somos todos inventores! Afinal, a escola surgiu de uma ideia. E para chegar nessa ideia foi preciso muito estudo para enxergar uma necessidade. A de que o ensino de ciência e matemática na prática vai ajudar as crianças de hoje a acompanharem a evolução da tecnologia amanhã.

Mas uma ideia, por melhor que ela seja, não precisa ser fixa e, assim, a Escola de Inventor foi se reinventando até chegarmos onde estamos, com novos cursos, oficinas e formações.

Dessa forma a escola continua evoluindo, pois estamos sempre inventando coisas novas e reinventando o que já temos. É um ciclo sem fim onde a evolução é o caminho.

Como será a Escola de Inventor amanhã? Só acompanhando para descobrir.

São diversos módulos com 10 horas de duração cada e totalmente alinhados a BNCC.