Consultoria Espaços Makers: 3 formas de facilitar a aprendizagem da matemática

Consultoria Espaços Makers: 3 formas de facilitar a aprendizagem da matemática

Que o ensino de robótica ajuda os alunos a aprenderem sobre conceitos da matemática de forma mais leve e divertida, já falamos aqui no blog da Escola de Inventor. No entanto, além do ensino de robótica, você sabia que existem outras formas de facilitar a aprendizagem da matemática na vida do seu filho (a)?

A matemática não foi criada apenas para se resolver contas. “Utilizando um cubo 3D é possível ensinar plano cartesiano de uma maneira visual. Além disso, aqui na Escola de Inventor, quando ensinamos programação, os alunos estão mexendo com equação, mas eles fazem isso sem perceber que estão realizando equações de primeiro e segundo grau para programar os robôs”, explica o coordenador da escola Fábio Javaroni.

Dessa forma, o ensino da matemática deixa de ser apenas a resolução de contas complexas, para se transformar em uma forma do aluno enxergar o mundo a sua volta.

Matemática como meio e não finalidade

Da mesma forma que transformar a matemática em uma forma de ver o mundo ajuda em seu aprendizado, pensar nela como um meio também facilita o seu processo de entendimento.

“Quando o aluno está brincando com um joguinho, ele precisa comparar valores de cartas, por exemplo. Dessa forma a matemática para ele é um meio para que ele identifique a carta maior para ganhá-la. Esse tipo de entendimento é muito importante para facilitar o seu aprendizado para os alunos”, explica Fábio.

Matemática aplicada na resolução de projetos de robótica

Nos projetos de robótica, os alunos estão em contato com a matemática o tempo todo. “X e Y são variáveis que podem ser alteradas. Quando nossos alunos estão montando um robô eles determinam se precisam alterar a velocidade e a luz dos sensores, quanto mais luz, maior a velocidade e isso é preciso ser calculado”, diz Fábio.

Dar essa compreensão para o aluno é uma forma de facilitar a aprendizagem da matemática, pois ele passa a vê-la de um jeito diferente do que está acostumado em seu estudo regular.

No que acreditamos:

A Escola de Inventor acredita que é preciso aprofundar o ensino e  a aprendizagem de ciências, matemática e leitura, por meio do ensino por investigação e da educação mão na massa no ensino fundamental.

 O que fazemos:

Desenvolvemos e aplicamos conteúdos STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts & Math – para alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Nosso principal objetivo é contribuir com a elevação do desempenho dos alunos brasileiros no PISA – Programme for International Student Assessment.

Para isso, atuamos na aproximação entre centros educacionais, centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a indústria.

Acreditamos que esse é o melhor caminho para o desenvolvimento e crescimento sustentável do Brasil a médio e longo prazo.

Nossos cursos e oficinas já formaram mais de 300 professores em todo o país e atenderam mais de 8.000 alunos com nossos cursos e oficinas STEAM & Maker.

 Leve a Cultura Maker para sua escola:

Podemos ajudar a inserir a Cultura Maker dentro do currículo da sua escola, por meio de formações, conteúdos e kits de aplicação fornecidos em nossa solução educacional: Consultoria Espaços Makers.

Vamos inventar juntos?

Caso queira saber mais detalhes clique aqui, ou ligue (16) 3442-4442 e fale com um de nossos consultores.

Escola de Inventor – Cursos inovadores que preparam para os desafios do amanhã!

Deixe uma resposta