CONSULTORIA MAKER
Leve a cultura maker para sua escola.

Leve a cultura maker para sua escola.

Promovemos Experiências de Aprendizagem Transformadoras

A Escola de Inventor  ajuda a sua instituição na construção de um ambiente focado na aprendizagem ativa e mão na massa.  Por meio de um processo de consultoria que inclui formações para professores, auxílio no design do espaço maker e entrega de conteúdos alinhados a BNCC, a Escola de Inventor transfere todo o conhecimento adquirido como uma das percussoras da cultura maker no Brasil.

COMO FUNCIONA?

Ajudamos você a construir um espaço maker que reflita a proposta pedagógica da sua escola.

Fase 01:
•  Visitamos a escola e ajudamos na definição do layout inicial do espaço maker.
•  Auxiliamos na definição do público-alvo do espaço, e da quantidade de alunos atendidos pelo espaço maker.
• Definimos junto com seu corpo pedagógico, quais os tipos de atividades que serão executadas dentro do espaço maker.

Fase 02:
• Listamos os equipamentos, materiais consumíveis e a mobília necessária, indicando pelo menos 03 fornecedores para cada um deles.
• Acompanhamos o  desenvolvimento e a implementação do projeto arquitetônico do espaço maker.
• Damos a sua escola a liberdade de escolher de quem, quanto e como quer comprar cada um dos itens necessários a montagem do espaço.

 

 

Nosso programa inclui 30 horas de formações junto ao corpo pedagógico da instituição, com foco em cultura maker, métodos ativos de aprendizagem e gestão de projetos ágeis.

Todas as formações ocorrem  in loco , possuem foco em atividades mão na massa e estão alinhadas com as 10 competências gerais da BNCC.

As formações são divididas em:

• Gestão criativa de projetos.
• Método ativo por experimentação em espaços makers.
• Método ativo por desafios em espaços makers.
• Formações para implementação de oficinas makers.

A Escola de Inventor inclui, de forma gratuita, 40 horas de cursos/oficinas makers para os alunos, divididos em:

  • Cultura Maker e sustentabilidade
  • Circuitos elétricos e experimentação
  • Construção de pontes e estruturas
  • Automação e internet das coisas
  • Empreendedorismo e inovação

Além do suporte à implementação dos módulos, a Escola de Inventor está disponível para assessorar as escolas e realizar visitas presenciais de acompanhamento para avaliação do projeto.

Encorajando e Desenvolvendo a Paixão dos Alunos pelo Aprendizado

Por meio de um espaço maker é possível alimentar a paixão dos alunos pela aprendizagem e descoberta de forma que desperte a criatividade e a participação em projetos que unam as disciplinas ensinadas na escola.

Conforme desenvolvemos atividades dinâmicas através de projetos makers, simultaneamente estamos trabalhando com esse aluno competências do século XXI desenvolvendo a sua autonomia e protagonismo por meio de desafios, melhorando a sua percepção e tornado-o mais ativo em todo o processo.

Essa maneira de levar o conhecimento aos alunos é capaz de despertar o interesse dos alunos enquanto podemos trabalhar a reutilização de recursos e propor questões para soluções de problemas com impacto social.

40 horas de conteúdo maker (100% gratuito)

  • Ensino Fundamental (1º e 2º anos)
  • Ensino Fundamental (3º e 4º anos)
  • Ensino Fundamental (5º e 6º anos)
  • Ensino Fundamental (7º e 8º anos)
  • Ensino Fundamental e Médio (A partir do 9º ano)

Cultura maker e Sustentabilidade 

O curso para os pequenos tem como objetivo apresentar quais são as partes que existem em um robô (mecânica, elétrica e eletrônica) e levá-los a entender qual a função que cada uma dessas partes está desempenhando nos robôs e dessa maneira permite que os alunos compreendam um pouco mais a respeito desses itens.

Ainda nesse módulo será trabalho a respeito da sustentabilidade, ensinando a respeito dos 3 R's (reduzir, reutilizar e reciclar) e de forma a unir os assuntos trabalhos, os alunos realizarão como projeto no final deste curso um robô de sucata!

Circuitos elétricos e Experimentação.

Nesse curso os alunos compreendem um pouco mais a respeito do fenômeno da eletricidade. Por meio de experimentos, levaremos os alunos à descobrir os tipos de circuitos elétricos existentes, suas principais características e também onde que encontramos os circuitos elétricos.

Construção de pontes e Estruturas.

A construção das pontes e estruturas vem como uma forma de levar os alunos a compreender assuntos como tração, compressão e como as formas geométricas se comportam quando aplicadas essas forças. Os experimentos devem mostrar aos alunos como podemos usar essas formas geométricas afim de resistir às forças aplicadas sobre elas.

Nesse módulo os alunos vão conhecer os diferentes tipos de pontes e como a simetria interfere na resistência da ponte e também associar como essas formas geométricas atuam em objetos do nosso dia a dia.

Automação e Internet das Coisas.

Este módulo levará os alunos à compreender como sensores, atuadores e placas controladoras trabalham em conjunto para realizar a automação das coisas assim como a programação por detrás desses elementos.

Para isso a construção de diversos projetos serão guiadas por ferramentas de gerenciamento.

Empreendedorismo e Inovação.

Nesse módulo os alunos conhecerão um pouco mais sobre as startups assim como métodos e ferramentas que permitem a criação, estruturação e validação da idéia de negócio além de conhecer ferramentas que permitem a criação de sites de forma ágil.

Para isso, metodologias de gerenciamento de projetos serão trabalhadas de forma que os alunos compreendam a sua importância e se auto organizem para conseguir de forma autônoma gerir o seu tempo e entregar seus projetos de aula.

Formulário de Contato

Avenida Maurílio Biagi, 2230
City Ribeirão - Ribeirão Preto-SP

Horário de Atendimento:
Segunda a Sexta-feira das 09h às 18h15
Sábado das 08h às 12h30

(16) 98189-9537

(16) 3442-4442
(16) 3101-2248

contato@escoladeinventor.com.br

Preencha o formulário e nossos consultores entrarão em contato

Fechar Menu