A Escola de Inventor utiliza a aprendizagem baseada em jogos para promover a entrega de conteúdos diversos em nossos cursos e oficinas de inovação e tecnologia.
Para desenvolver os jogos que utilizamos em sala de aula, seguimos os princípios preconizados pelo Institute of Play, organização norte-americana que promove e estimula o design de games educacionais por parte de escolas e professores.
Com isso em mente, o coordenador Fábio Luis Javaroni decidiu listar os 07 princípios que fazem dos jogos uma ferramenta extremamente cativante para alunos e professores.
A aprendizagem baseada em jogos faz de todos participantes
Existe uma cultura e prática compartilhada onde todos são convidados a participar, permitindo com que os alunos contribuam com diferentes tipos de expertise e conhecimento.
A aprendizagem baseada em jogos transforma as falhas em iteração
Os jogos trazem oportunidades para que estudantes e professores possam aprender com o fracasso. Todas as experiências de aprendizagem por jogos são construídas por meio de um processo de iteração (ciclo de prototipagem, teste, validação e reformulação dos projetos/jogos).
A aprendizagem baseada em jogos faz com que a aprendizagem se torne divertida
As experiências de aprendizagem se tornam atraentes, centradas no aluno e organizadas para apoiar o questionamento e a criatividade.
A aprendizagem baseada em jogos permite o feedback imediato e contínuo
Os alunos recebem feedback contínuo sobre o seu progresso em relação aos objetivos de aprendizagem e avaliação.
A aprendizagem baseada em jogos faz dos desafios uma constante
Uma “necessidade de conhecer” desafia os alunos a resolver problemas cujos recursos precisam ser conquistados com inteligência e colaboração entre os pares.
A aprendizagem baseada em jogos mostra as interconexões existentes a sua volta
Os alunos podem compartilhar seu trabalho, habilidade e conhecimento com outras pessoas em redes, grupos e comunidades.
No que acreditamos:
A Escola de Inventor acredita que é preciso aprofundar o ensino e a aprendizagem de ciências, matemática e leitura, por meio do ensino por investigação e da educação mão na massa no ensino fundamental.
O que fazemos:
Desenvolvemos e aplicamos conteúdos STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts & Math – para alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Nosso principal objetivo é contribuir com a elevação do desempenho dos alunos brasileiros no PISA – Programme for International Student Assessment.
Para isso, atuamos na aproximação entre centros educacionais, centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a indústria.
Acreditamos que esse é o melhor caminho para o desenvolvimento e crescimento sustentável do Brasil a médio e longo prazo.
Nossos cursos e oficinas já formaram mais de 300 professores em todo o país e atenderam mais de 8.000 alunos com nossos cursos e oficinas STEAM & Maker.
Leve a Cultura Maker para sua escola:
Podemos ajudar a inserir a Cultura Maker dentro do currículo da sua escola, por meio de formações, conteúdos e kits de aplicação fornecidos em nossa solução educacional: Consultoria Espaços Makers.
Vamos inventar juntos?
Caso queira saber mais detalhes clique aqui, ou ligue (16) 3442-4442 e fale com um de nossos consultores.
Escola de Inventor – Cursos inovadores que preparam para os desafios do amanhã!