Consultoria Espaços Makers: Robótica e seus impactos nas profissões do futuro

A robótica irá afetar diversos aspectos de nosso cotidiano em um futuro próximo. Alunos que possuírem afinidades com a matéria, certamente se destacarão no mercado de trabalho.

Todo pai está preocupado em garantir a melhor educação para o seu filho. O investimento em cursos de aprendizagem ativa dará aos pequenos as melhores oportunidades e ajuda no desenvolvimento de competências que os tornarão melhores quando ingressarem no mercado de trabalho.

Essa é uma preocupação latente nos dias de hoje. Por isso, ensino de robótica para as crianças tem o objetivo maior do que apenas ensinar sobre a montagem de robôs e tecnologia.

robótica profissões 4

Robótica para resolver problemas do dia a dia

Durante as aulas de robótica, as crianças passam a prestar mais atenção aos problemas do dia a dia, buscando nos conceitos apreendidos formas inventivas de resolver esses problemas.

Em uma aula de sensor ultrassônico, por exemplo, logo no início do curso de robótica, os alunos já conseguem enxergar a aplicabilidade do conteúdo ensinado para ajudar outras pessoas.

“Um dos nossos alunos sugeriu a implantação desse sensor ultrassônico no tênis de um cego, para ajudar o mesmo a se locomover, sem trombar com objetos. É esse tipo de pensamento que encorajamos e queremos ajudar a formar. A capacidade de olhar para algo e enxergar além”, explica Fábio Javaroni, coordenador da Escola de Inventor

robótica profissões 02

Novos instrumentos poderão ser criados por crianças com conhecimento de robótica

“A robótica tem o poder de criar novos inventores, não só de robôs, propriamente ditos, mas de qualquer projeto, objeto, serviço que vai exigir as competências de profissões que ainda não existem”, ressalta o coordenador Fábio Javaroni.

Fábio explica que o ensino desse tipo de matéria não existe somente para formar futuros engenheiros.

“Uma criança que siga o caminho da música terá conhecimento para usar os conceitos que ela aprendeu na robótica para melhorar um instrumento musical, desenvolver um violão melhor, ou até mesmo criar um instrumento que ainda não existe”, argumenta.

robótica profissões 01

“A criança que seguir o caminho da biologia e precisar trabalhar com um grupo diverso poderá usar ferramentas como robôs e sensores para ajudá-la em pesquisas de campo.

Podem desenvolver drones específicos para facilitar o estudos topográficos, por exemplo. As possibilidades são enormes”, explica Fábio Javaroni.

Robótica trabalha quatro princípios básicos que ajudam no desenvolvimento das crianças

Quando dizemos que o aprendizado da robótica terá um forte impacto nas profissões do futuro, reforçamos a importância de algumas competências básicas, inerentes à boa formação desses futuros profissionais do novo século.

São elas: o trabalho em equipe, a resolução de problemas por meio de projetos, o pensamento lógico e a criação com maior liberdade.

robótica profissões 03

“No futuro, trabalhos que precisam de pouca instrução intelectual tendem a desaparecer, mas surgirão outras profissões no lugar, que envolverão a tecnologia. O ensino da robótica prepara o seu filho hoje para esse cenário do amanhã”, argumenta Fábio.

Matricule seu filho(a) em nossos cursos regulares!

Queremos resgatar a vontade de aprender e a confiança na capacidade de realização de cada aluno, além de cultivar o conhecimento e a criatividade sempre!

Pensando nisso, gostaríamos de convidar seu filho ou filha a se matricular em um de nossos cursos regulares, que ensinam ciência, matemática, lógica de programação e gestão de projetos por meio de atividades interativas e colaborativas como a robótica, o desenvolvimento de games e aplicativos e a impressão 3d.