Consultoria Espaços Makers: 4 formas de ensinar matemática através da robótica

A robótica pode fazer com que a matemática deixe de ser a vilã do currículo ensinado nas escolas brasileiras.

Através dela os alunos conseguem assimilar melhor os conteúdos que lhes parecem apenas conceituais e abstratos nas aulas de exatas.

Isso acontece pelo fato da robótica pôr em prática todos aqueles número aprendidos em sala de aula.

Com isso em mente, o coordenador da Escola de Inventor Fábio Javaroni Patton listou 4 motivos pelos quais a robótica pode ajudar seu filho(a) a entender conceitos matemáticos na prática.

Robótica para reforçar a multiplicação básica

Seu filho(a) aprende melhor quando ele consegue entender para que servem esses conceitos.

O coordenador Fábio Javaroni explica que durante as aulas os alunos aprendem tanto a matemática, quanto do raciocínio lógico.

“Trabalhamos com eles conceitos da multiplicação básica de uma forma bem dinâmica e prática. Você pode falar para o robô que você está criando avançar 10 centímetros, depois mais 10 centímetros e, por último, mais 10 centímetros. Ou você pode dizer que o robô precisa avançar 10 centímetros três vezes. Dessa forma você faz a criança entender a construção lógica da equação”, argumenta.

Robótica para ensinar plano cartesiano e o conceito de graus

Movimentos simples como dobrar e esticar o braço são capazes de explicar o conceito dos graus do plano cartesiano.

“Quando trabalhamos a construção de um braço robótico, ensinamos para eles como os graus são usados. O movimento vai de zero a noventa graus e é a programação que vai dizer ao robô como ele irá realizar esse movimento, utilizando esse conceito da geometria analítica e da álgebra”, explica Fábio.

Robótica e o ensino de algoritmos

De uma forma bem lúdica, os alunos que começam o curso de robótica são apresentadas ao conceito de algoritmos, que nada mais é do que uma sequência lógica de comandos que faça sentido e que seja utilizada para realizar algo.

“Começamos a mostrar para eles o que é essa sequência lógica através do exemplo da troca de uma lâmpada. Como deve ser o algoritmo da troca da lâmpada? Primeiro eu subo na escada e depois eu pego a lâmpada nova? Não, o correto é pegar a lâmpada nova e depois subir na escada. Dessa forma eles visualizam de um modo prático o que consiste essa sequência lógica que eles precisam criar dentro da programação da robótica”, explica o coordenador.

Robótica e o pensamento lógico

A sequência lógica que precisa ser pensada pelos alunos durante o aprendizado de algoritmos nada mais é do que o início do ensino do pensamento lógico.

“Trabalhar o pensamento lógico nas crianças, irá ajudá-las a organizar as ideias e se saírem melhor na resolução de uma prova, de um problema da lista de exercícios da escola, facilitando a estruturação e compreensão de problemas e situações complexas.” explica Fábio.

Com tantas vantagens para se aprender matemática brincando de criar um robô, está na hora de trazer o seu filho(a) para uma aula gratuita e deixá-lo aproveitar ao máximo todo o aprendizado que a robótica é capaz de proporcionar!