Consultoria Espaços Makers: 5 motivos para utilizar o Minecraft dentro da sala de aula

Sabemos que nossos alunos adoram jogos que permitem a construção de novos mundos como o Minecraft.

Entretanto, poucas escolas e professores enxergam todo o potencial que jogos como esse trazem para a exploração de conteúdos ligados a matemática, a ciência, a lógica e para a construção de projetos colaborativos em sala de aula.

Para exemplificar como esse trabalho é realizado pela Escola de Inventor, a coordenadora Lívia Fornitano Roveri decidiu listar 5 motivos que fazem do Minecraft um dos  grandes sucessos de nossos cursos e oficinas.
"minecraft"; "curso de férias"; "escola de inventor"

Minecraft ajuda os alunos a desenvolverem habilidades de escrita

Quando os alunos criam mundos, muitas vezes sentem uma maior capacidade de descrever o que criaram.

Isso pode ser aproveitado no processo de escrita, à medida que os alunos desenvolvem uma história em torno de um mundo que eles criaram.

A coordenadora Lívia F. Roveri explica que durante nossos cursos e oficinas os alunos são convidados a descrever algumas aventuras pelas quais já passaram dentro do mundo de Minecraft.

“Após isso, eles são convidados a transformar essa aventura em um quadro no qual são desenvolvidos diálogos entre os personagens, exercitando assim a escrita e a criatividade”, explica Lívia.

"minecraft"; "curso de férias"; "escola de inventor"

Minecraft ajuda na aprendizagem conceitual

As grandes idéias e conceitos que existem em nosso mundo, como sustentabilidade, mudança e diversidade, podem ser estudados e analisados através de jogos como o Minecraft.

Eles permitem a introdução de espécies fictícias e proporcionam aos usuários o poder de modificar ambientes naturais.

“Que melhor maneira de estudar causa e efeito do que em uma simulação virtual onde os alunos podem modificar as condições do ambiente que estão explorando?”, questiona a coordenadora Lívia.

A coordenadora ainda afirma que “Durante nossos cursos e oficinas, utilizamos esse jogo parademonstrar aos alunos de que forma a colaboração em sala de aula é parte essencial para a construção de projetos com começo, meio e fim.”

"minecraft"; "curso de férias"; "escola de inventor"

Minecraft ajuda na aprendizagem de conceitos matemáticos

A medição, as formas e os números podem ser utilizados com propósitos claros e aplicados em jogos  como Minecraft.

Lívia ressalta que “além da diversão proporcionada ao alunos durante a aula, também nos preocupamos com a aprendizagem prática de conceitos matemáticos como o plano cartesiano, por exemplo”.

Além disso, o jogo serve ainda para que os professores expliquem o funcionamento das impressoras 3D existentes nas salas da Escola de Inventor.

"minecraft"; "curso de férias"; "escola de inventor"

Minecraft permite o ensino de ciência através da prática

Uma das principais metas da Escola de Inventor é fazer com que as crianças aprendam ciência por meio de atividades focadas na chamada aprendizagem mão na massa e por meio da experimentação.

Lívia explica que o Minecraft pode servir de motivação ao desenvolvimento de projetos que o tenham como tema, mas que na realidade objetivem ensinar de forma prática conceitos científicos de todos os tipos.

“Durante uma de nossas oficinas, desenvolveremos um projeto com as crianças denominado a “Tocha do Minecraft”, no qual os alunos terão a oportunidade de aprender sobre o funcionamento de circuitos elétricos, enquanto constroem um objeto inspirado no jogo que tanto gostam” exemplifica a coordenadora Lívia F. Roveri.

"minecraft"; "curso de férias"; "escola de inventor"

Minecraft permite o ensino de lógica e de programação

O jogo Minecraft permite a aprendizagem de habilidades básicas de lógica de programação.

Durante os tutoriais utilizados nas aulas, os alunos aprendem a programar a partir de blocos visuais que podem ser combinados para gerar código de computador.

“A partir dos códigos desenvolvidos em sala de aula, os alunos aprendem sobre o funcionamento de algoritmos e sobre como a lógica e a matemática andam lado a lado na construção de games como os que eles utilizam em seu dia a dia”, explica a coordenadora Lívia.