Consultoria Espaços Makers: Aprendizagem baseada em jogos, 7 motivos para usar jogos em sala de aula!

A Escola de Inventor utiliza a aprendizagem baseada em jogos para promover a entrega de conteúdos diversos em nossos cursos e oficinas de inovação e tecnologia.

Para desenvolver os jogos que utilizamos em sala de aula, seguimos os princípios preconizados pelo Institute of Play, organização norte-americana que promove  e estimula o design de games educacionais por parte de escolas e professores.

Com isso em mente, o coordenador Fábio Luis Javaroni decidiu listar os 07 princípios que fazem dos jogos uma ferramenta extremamente cativante para alunos e professores.

A aprendizagem baseada em jogos faz de todos participantes

Existe uma cultura e prática compartilhada onde todos são convidados a participar, permitindo com que os alunos contribuam com diferentes tipos de expertise e conhecimento.

A aprendizagem baseada em jogos transforma as falhas em iteração

Os jogos trazem oportunidades para que estudantes e professores possam aprender com o fracasso. Todas as experiências de aprendizagem por jogos são construídas por meio de um processo de iteração (ciclo de prototipagem, teste, validação e reformulação dos projetos/jogos).

A aprendizagem baseada em jogos faz com que a aprendizagem se torne divertida

As experiências de aprendizagem se tornam atraentes, centradas no aluno e organizadas para apoiar o questionamento e a criatividade.

A aprendizagem baseada em jogos permite o feedback imediato e contínuo

Os alunos recebem feedback contínuo sobre o seu progresso em relação aos objetivos de aprendizagem e avaliação.

A aprendizagem baseada em jogos faz dos desafios uma constante

Uma “necessidade de conhecer” desafia os alunos a resolver problemas cujos recursos precisam ser conquistados com inteligência e colaboração entre os pares.

A aprendizagem baseada em jogos mostra as interconexões existentes a sua volta

Os alunos podem compartilhar seu trabalho, habilidade e conhecimento com outras pessoas em redes, grupos e comunidades.