Sabemos que nossos alunos adoram jogos que permitem a construção de novos mundos como o Minecraft.
Entretanto, poucas escolas e professores enxergam todo o potencial que jogos como esse trazem para a exploração de conteúdos ligados a matemática, a ciência, a lógica e para a construção de projetos colaborativos em sala de aula.
Para exemplificar como esse trabalho é realizado pela Escola de Inventor, a coordenadora Lívia Fornitano Roveri decidiu listar 5 motivos que fazem do Minecraft um dos grandes sucessos de nossos cursos e oficinas.
Minecraft ajuda os alunos a desenvolverem habilidades de escrita
Quando os alunos criam mundos, muitas vezes sentem uma maior capacidade de descrever o que criaram.
Isso pode ser aproveitado no processo de escrita, à medida que os alunos desenvolvem uma história em torno de um mundo que eles criaram.
A coordenadora Lívia F. Roveri explica que durante nossos cursos e oficinas os alunos são convidados a descrever algumas aventuras pelas quais já passaram dentro do mundo de Minecraft.
“Após isso, eles são convidados a transformar essa aventura em um quadro no qual são desenvolvidos diálogos entre os personagens, exercitando assim a escrita e a criatividade”, explica Lívia.
Minecraft ajuda na aprendizagem conceitual
As grandes idéias e conceitos que existem em nosso mundo, como sustentabilidade, mudança e diversidade, podem ser estudados e analisados através de jogos como o Minecraft.
Eles permitem a introdução de espécies fictícias e proporcionam aos usuários o poder de modificar ambientes naturais.
“Que melhor maneira de estudar causa e efeito do que em uma simulação virtual onde os alunos podem modificar as condições do ambiente que estão explorando?”, questiona a coordenadora Lívia.
A coordenadora ainda afirma que “Durante nossos cursos e oficinas, utilizamos esse jogo parademonstrar aos alunos de que forma a colaboração em sala de aula é parte essencial para a construção de projetos com começo, meio e fim.”
Minecraft ajuda na aprendizagem de conceitos matemáticos
A medição, as formas e os números podem ser utilizados com propósitos claros e aplicados em jogos como Minecraft.
Lívia ressalta que “além da diversão proporcionada ao alunos durante a aula, também nos preocupamos com a aprendizagem prática de conceitos matemáticos como o plano cartesiano, por exemplo”.
Além disso, o jogo serve ainda para que os professores expliquem o funcionamento das impressoras 3D existentes nas salas da Escola de Inventor.
Minecraft permite o ensino de ciência através da prática
Uma das principais metas da Escola de Inventor é fazer com que as crianças aprendam ciência por meio de atividades focadas na chamada aprendizagem mão na massa e por meio da experimentação.
Lívia explica que o Minecraft pode servir de motivação ao desenvolvimento de projetos que o tenham como tema, mas que na realidade objetivem ensinar de forma prática conceitos científicos de todos os tipos.
“Durante uma de nossas oficinas, desenvolveremos um projeto com as crianças denominado a “Tocha do Minecraft”, no qual os alunos terão a oportunidade de aprender sobre o funcionamento de circuitos elétricos, enquanto constroem um objeto inspirado no jogo que tanto gostam” exemplifica a coordenadora Lívia F. Roveri.
Minecraft permite o ensino de lógica e de programação
O jogo Minecraft permite a aprendizagem de habilidades básicas de lógica de programação.
Durante os tutoriais utilizados nas aulas, os alunos aprendem a programar a partir de blocos visuais que podem ser combinados para gerar código de computador.
“A partir dos códigos desenvolvidos em sala de aula, os alunos aprendem sobre o funcionamento de algoritmos e sobre como a lógica e a matemática andam lado a lado na construção de games como os que eles utilizam em seu dia a dia”, explica a coordenadora Lívia.
No que acreditamos:
A Escola de Inventor acredita que é preciso aprofundar o ensino e a aprendizagem de ciências, matemática e leitura, por meio do ensino por investigação e da educação mão na massa no ensino fundamental.
O que fazemos:
Desenvolvemos e aplicamos conteúdos STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts & Math – para alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Nosso principal objetivo é contribuir com a elevação do desempenho dos alunos brasileiros no PISA – Programme for International Student Assessment.
Para isso, atuamos na aproximação entre centros educacionais, centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a indústria.
Acreditamos que esse é o melhor caminho para o desenvolvimento e crescimento sustentável do Brasil a médio e longo prazo.
Nossos cursos e oficinas já formaram mais de 300 professores em todo o país e atenderam mais de 8.000 alunos com nossos cursos e oficinas STEAM & Maker.
Leve a Cultura Maker para sua escola:
Podemos ajudar a inserir a Cultura Maker dentro do currículo da sua escola, por meio de formações, conteúdos e kits de aplicação fornecidos em nossa solução educacional: Consultoria Espaços Makers.
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Escola de Inventor – Cursos inovadores que preparam para os desafios do amanhã!