Consultoria Espaços Maker: Cinco segredos para motivar os alunos a aprenderem

Você quer que o seu filho (a) goste de aprender e supere as dificuldades da escola? Esse é um desejo comum dos pais, mas você sabia que existem cinco segredos para motivar seu filho a aprender?

Segredos para motivar seu filho a aprender: Incentive-o a questionar

Uma dessas formas é sempre incentivá-lo a questionar. Quando as crianças chegam nesse estágio da infância, onde as dúvidas se tornam cada vez mais frequentes, muitos pais acabam se sentindo encurralados pelos questionamentos.

“A forma como pai responde a pergunta do filho deve incentivá-lo a continuar questionando sempre que quiser aprender algo. É normal os pais não saberem todas as respostas e, por isso, é importante que incentive o filho a buscar com você aquele esclarecimento para a dúvida”, explica a coordenadora da escola de inventor, Livia Roveri.

Busque escolas que tenham métodos ativos de aprendizagem

Outra forma de motivar seu filho a aprender é inseri-lo em uma escola que utilize métodos ativos de aprendizagem, que dão ênfase à experimentação e ao fazer, colocando as crianças para pôr a mão na massa na hora de aprender.

Ensine a criança a buscar suas próprias respostas

A terceira dica de ouro da Escola de Inventor é ensinar desde o início seu filho (a) a buscar suas próprias respostas. Isso o tornará mais curioso e disposto a buscar as soluções e explicações para suas dúvidas e será capaz de ajudá-lo no futuro a ser um jovem e adulto proativo.

Propor desafios para que ela possa aprender

O ensino por meio de desafios tem mais impacto no processo de aprendizado de uma criança, do que o ensino regular. Portanto, proponha desafios para o seu filho. “A geração atual está crescendo em meio aos jogos de computador, propor um desafio que lembre esse tipo de atividade e motive a criança a chegar até o resultado final é fundamental e ajuda bastante nesse processo de aprendizado”, explica Livia.

Ensinar que errar não é errado e faz parte da vida dela

E por último, mas não menos importante, é essencial trabalhar desde cedo a forma de lidar com o fracasso, ensinando ao seu filho (a) que ele pode errar. “O objetivo é que o erro leve a evolução, por isso incentivar a criança a continuar experimentando, testando, questionando, até chegar ao entendimento correto é muito importante para motivá-la no processo de aprendizado”, argumenta Livia.

No que acreditamos:

A Escola de Inventor acredita que é preciso aprofundar o ensino e  a aprendizagem de ciências, matemática e leitura, por meio do ensino por investigação e da educação mão na massa no ensino fundamental.

O que fazemos:

Desenvolvemos e aplicamos conteúdos STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts & Math – para alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Nosso principal objetivo é contribuir com a elevação do desempenho dos alunos brasileiros no PISA – Programme for International Student Assessment.

Para isso, atuamos na aproximação entre centros educacionais, centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a indústria.

Acreditamos que esse é o melhor caminho para o desenvolvimento e crescimento sustentável do Brasil a médio e longo prazo.

Nossos cursos e oficinas já formaram mais de 300 professores em todo o país e atenderam mais de 8.000 alunos com nossos cursos e oficinas STEAM & Maker.

Leve a Cultura Maker para sua escola:

Podemos ajudar a inserir a Cultura Maker dentro do currículo da sua escola, por meio de formações, conteúdos e kits de aplicação fornecidos em nossa solução educacional: Consultoria Espaços Makers.

Vamos inventar juntos?

Caso queira saber mais detalhes clique aqui, ou ligue (16) 3442-4442 e fale com um de nossos consultores.

Escola de Inventor – Cursos inovadores que preparam para os desafios do amanhã!