Consultoria Espaços Makers: Como a internet das coisas pode melhorar a nossa cidade?

A economia global vivencia nos últimos anos mudanças profundas trazidas por tecnologias que prometem dar início a uma nova etapa da revolução industrial.

No cerne dessa transformação está a chamada Internet das Coisas (do inglês Internet of Things, ou “IoT”), cuja estrutura de funcionamento se baseia na organização de “coisas físicas” em novas categorias de sistema de informação.

Do que é feita a internet das coisas?

Chamados de sistemas cyberfísicos, ou seja, compostos de softwares e hardwares, a internet das coisas funciona através da inserção de sensores e atuadores em objetos físicos que então são conectados por meio de redes com e sem fio, via protocolos da Internet.

Esses sistemas trazem inteligência nas decisões, racionalidade ao planejamento e consequentes diminuições de custos às operações.

Por isso, estão sendo implantados com sucesso nas mais diversas áreas da indústria, do comércio e da saúde.

Como a internet das coisas pode melhorar a vida na cidade ?

Para explicar de forma detalhada o funcionamento de sistemas Iot, o coordenador da Escola de Inventor João Guilherme Camargo dos Santos, listou dois exemplos de sua utilização na gestão urbana, nomeadamente na identificação de pontos de alagamento e na manutenção da iluminação pública.

1. Sensores para a captura de dados do ambiente (como por exemplo sensores ultrassônicos para a medição de distância, ou sensores de luminosidade) são embutidos em objetos físicos urbanos, como bueiros e postes de iluminação pública.
  2. Esses sensores passam a capturar e enviar os dados  para gateways centralizadores conectados a internet, que nada mais são que microcomputadores de baixíssimo custo e alto poder de processamento. Como exemplo de dados capturados, podemos citar a distância existente entre as paredes internas do bueiro e a luminosidade emitida pelos postes da cidade.
  3. Um algoritmo define quais são os parâmetros de funcionamento dos atuadores, ou seja, em que situações lógicas eles devem dar início a uma ação. Assim, pode-se definir que, caso o sensor ultrassônico detecte uma diminuição da distância entre as paredes do bueiro, emita-se uma marcação indicando que a mesma está entupida, ou que, caso a luminosidade emitida por um poste esteja abaixo do padrão estipulado para determinado horário, emita-se uma marcação indicando que a lâmpada apresenta mal funcionamento ou está queimada.
  4. O gateway recebe essas informações e as transfere para uma mapa na nuvem (como o Google Maps, por exemplo), que indicará de forma automatizada e em tempo real a localização dos bueiros entupidos e das lâmpadas queimadas na área de determinado município.

Dessa forma, as equipes responsáveis pela manutenção urbana, passam a  ter a indicação georeferenciada dos locais a serem verificados na palma da mão, na tela do tablet ou do celular.

Internet das Coisas e Smart Cities

Sistemas de internet das coisas como esses vêm aumentando e são a base do conceito denominado “Cidades Inteligentes” ou “Smart Cities”, onde novas tecnologias  mobile, de análise de dados e de aplicações web são utilizadas para melhor administrar o bem público, auxiliando na atenuação dos impactos causados pela pobreza e por desastres naturais.

Espera-se nos próximos anos uma diminuição acelerada dos custos de implantação dessas tecnologias, abrindo caminhos para abordagens da gestão pública que sejam fincadas no uso massivo de dados.

Isso trará melhorias aos processos de tomada de decisão ligadas a manutenção da estrutura urbana, com claros desdobramento à qualidade de vida dos cidadãos.