Cultura Maker & Aprendizagem Criativa: : 5 motivos para investir na Cultura Maker

Cultura Maker & Aprendizagem Criativa: : 5 motivos para investir na Cultura Maker

Espaço Maker é uma nova tendência, mas você entende os motivos de se montar um na sua escola? Conheça alguns deles!

A colaboração da Escola de Inventor com diferentes escolas nos trouxe a experiência de conhecer os mais diversos métodos de ensino. Do construtivismo até os métodos mais tradicionais os resultados da implementação da cultura maker durante as aulas encorajam e inspiram professores e alunos. Para te ajudar a entender os motivos pelos quais a educação maker aprimora a aprendizagem traduzimos este artigo da MakerEd para inspirar você. Confira abaixo as 5 razões pelas quais a educação maker impulsionará o aprendizado em sua escola:

  1. Educação Maker proporciona tarefas autênticas e relevantes.
  2. Educação Maker é um método ativo e engajador.
  3. Educação Maker gera comunidades em salas de aula, escolas e para além de seus limites físicos.
  4. Educação Maker fortalece as habilidades metacognitivas dos alunos.
  5. Educação Maker dá suporte as escolhas dos alunos e os leva a uma aprendizagem personalizada.
Espaço Maker
Traduzido de Dan Hoekstra: https://technologycoachhoekstra.wordpress.com/2015/08/14/maker-education-can-improve-student-learning/

Referências Bibliográficas:

Bransford, J.D., Brown, A.L., & Cocking, R.R. (2000). How people learn: Brain, mind, experience and school. National Academies Press. Retrieved from http://www.nap.edu/openbook.php?isbn=0309070368.

Culatta, R. (2013, January). Reimagining Learning: Richard Culatta at TEDxBeaconStreet [Video File]. Retrived from https://www.youtube.com/watch?v=Z0uAuonMXrg.   

Halverson, E.R. & Sheridan, K. (2014). The maker movement in education. Harvard Educational Review, 84(4), 495-465.

O’Donnell, A. (2012). Constructivism. In APA Educational Psychology Handbook: Vol. 1. Theories, Constructs, and Critical Issues. K. R. Harris, S. Graham, and T. Urdan (Editors-in-Chief). Washington, DC: American Psychological Association. DOI: 10.1037/13273-003.

Sheridan, K. Halverson, E.R., Litts, B.K., Brahms, L, Jacobs-Priebe, L., & Owens, T. (2014) Learning in the making: A comparative case-study of three makerspaces. Harvard Educational Review, 84(4), 505-565.

Yelon, S. L. (2001). Goal-Directed Instructional Design: A Practical Guide to Instructional Planning for Teachers and Trainers. Michigan State University: Self-published, Not in electronic format.

Deixe um comentário