O nome pode parecer complicado, mas o Design Thinking nada mais é do que uma maneira de encarar as coisas em um projeto. Vamos falar sobre os 5 motivos para usar o conceito de design thinking na educação para mostrar como ele pode impactar positivamente o aprendizado dos alunos.
A descoberta
Todo processo de aprendizado começa pela descoberta. Os alunos sempre se deparam com um assunto específico que eles queiram muito saber e isso gera a curiosidade para que ele encontre as respostas sobre esse determinado assunto que se tornou objeto de seu interesse.
A interpretação
Posteriormente, esse aluno precisa interpretar o que descobriu, ou seja, entender como vai estudar e conhecer esse assunto de forma aprofundada.
A ideação
A Escola de Inventor busca mostrar aos alunos nessa etapa o que eles podem fazer com a informação que eles descobriram, como eles poderão utilizar esse conhecimento.
“Um exemplo claro é quando eles criam o avião de papel. Um avião com asa pequena vai mais longe no voo, porém, se ele corrigir o tamanho da asa, esse aviãozinho pode ficar mais tempo no ar”, argumenta um dos coordenadores da Escola de Inventor Fábio Javaroni.
A experimentação
Com essas ideias em mente, o aluno entra na fase da experimentação. Construindo diferentes protótipos de seus projetos ele consegue colocar a mão na massa, reforçando todo o seu processo de aprendizado e se envolvendo diretamente com o projeto, que deixou de ser apenas teórico ou conceitual.
A evolução
Por último, um dos principais motivos para usar o conceito de design thinking na educação é levar o aluno a refletir sobre todo o seu processo para chegar ao seu resultado final, observando o que poderia ser feito melhor, o que poderia ser diferente, para encontrar a evolução da ideia principal, que o levou para a descoberta.
“Nessa fase o aluno geralmente redescobre muita coisa, levando a um processo cíclico de aprendizado muito interessante que é colocado em prática diariamente nos projetos desenvolvidos pela Escola de Inventor”, explica Fábio.
No que acreditamos:
A Escola de Inventor acredita que é preciso aprofundar o ensino e a aprendizagem de ciências, matemática e leitura, por meio do ensino por investigação e da educação mão na massa no ensino fundamental.
O que fazemos:
Desenvolvemos e aplicamos conteúdos STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts & Math – para alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Nosso principal objetivo é contribuir com a elevação do desempenho dos alunos brasileiros no PISA – Programme for International Student Assessment.
Para isso, atuamos na aproximação entre centros educacionais, centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a indústria.
Acreditamos que esse é o melhor caminho para o desenvolvimento e crescimento sustentável do Brasil a médio e longo prazo.
Nossos cursos e oficinas já formaram mais de 300 professores em todo o país e atenderam mais de 8.000 alunos com nossos cursos e oficinas STEAM & Maker.
Leve a Cultura Maker para sua escola:
Podemos ajudar a inserir a Cultura Maker dentro do currículo da sua escola, por meio de formações, conteúdos e kits de aplicação fornecidos em nossa solução educacional: Consultoria Espaços Makers.
Vamos inventar juntos?
Caso queira saber mais detalhes clique aqui, ou ligue (16) 3442-4442 e fale com um de nossos consultores.
Escola de Inventor – Cursos inovadores que preparam para os desafios do amanhã!