Consultoria Espaços Makers: Conheça 5 motivos para usar o conceito de Design Thinking na educação

O nome pode parecer complicado, mas o Design Thinking nada mais é do que uma maneira de encarar as coisas em um projeto. Vamos falar sobre os 5 motivos para usar o conceito de design thinking na educação para mostrar como ele pode impactar positivamente o aprendizado dos alunos.

A descoberta

Todo processo de aprendizado começa pela descoberta. Os alunos sempre se deparam com um assunto específico que eles queiram muito saber e isso gera a curiosidade para que ele encontre as respostas sobre esse determinado assunto que se tornou objeto de seu interesse.

A interpretação

Posteriormente, esse aluno precisa interpretar o que descobriu, ou seja, entender como vai estudar e conhecer esse assunto de forma aprofundada.

A ideação

A Escola de Inventor busca mostrar aos alunos nessa etapa o que eles podem fazer com a informação que eles descobriram, como eles poderão utilizar esse conhecimento.

“Um exemplo claro é quando eles criam o avião de papel. Um avião com asa pequena vai mais longe no voo, porém, se ele corrigir o tamanho da asa, esse aviãozinho pode ficar mais tempo no ar”, argumenta um dos coordenadores da Escola de Inventor Fábio Javaroni.

A  experimentação

Com essas ideias em mente, o aluno entra na fase da experimentação. Construindo diferentes protótipos de seus projetos ele consegue colocar a mão na massa, reforçando todo o seu processo de aprendizado e se envolvendo diretamente com o projeto, que deixou de ser apenas teórico ou conceitual.

A evolução

Por último, um dos principais motivos para usar o conceito de design thinking na educação é levar o aluno a refletir sobre todo o seu processo para chegar ao seu resultado final, observando o que poderia ser feito melhor, o que poderia ser diferente, para encontrar a evolução da ideia principal, que o levou para a descoberta.

“Nessa fase o aluno geralmente redescobre muita coisa, levando a um processo cíclico de aprendizado muito interessante que é colocado em prática diariamente nos projetos desenvolvidos pela Escola de Inventor”, explica Fábio.