Espaço Maker: Como tornar reais as soluções criadas nele?

Espaço Maker: Como tornar reais as soluções criadas nele?

O Espaço Maker trará à vida diversas ideias e projetos cheios de diferentes aplicações. Mas como eu posso tornar isso acessível para outras pessoas? Conheça abaixo o Crowdfunding!

Dentro de um ambiente de criação como um Espaço Maker muitos projetos vão e vem. Acreditar nesse desenvolvimento e processo de criação é o combustível que manterá a máquina da criação funcionando a todo vapor. Os Espaços Makers ao redor do mundo enfrentam o mesmo desafio: encontram um problema real, projetam e estudam uma solução, tentam desenvolver um protótipo e acabam chegando em uma ideia ou solução que não resolveu aquele problema tão bem (conheça alguns sites da comunidade maker). Isso é a realidade dos grandes inventores!

Mas e quando meu projeto do Espaço Maker resulta numa solução muito boa e que poderia auxiliar as pessoas ao redor do mundo, ou da minha comunidade? O que eu faço para tornar isso acessível e trazer essa solução ao mercado?

É possível que muitas invenções tenham sido esquecidas no tempo porque a equipe que as desenvolveram não conheciam as ferramentas certas para trazer vida para elas. Mas vamos apresentar aqui como você pode inserir sua solução e disponibilizá-la para as pessoas:

Crowdfunding

Espaço Maker

Alguns inventores possuem as ferramentas certas e o processo bem estabelecido para produzir em maior escala sua invenção. Mas a dificuldade surge quando precisam levantar fundos para investir e fazer nascer esse produto. Nessa etapa a internet pode ser o meio-chave para financiar seu produto e conseguir ainda um marketing gratuito para esse projeto.

O Crowdfunding funciona da seguinte forma: você apresenta sua iniciativa em uma plataforma de crowdfunding e através dela diversas pessoas poderão colaborar financeiramente na execução dela. É muito parecido com a popular “Vaquinha” mas explicaremos alguns detalhes:

– No Crowdfunding seu projeto oferece diferentes “mimos” que são recompensas para aqueles que contribuem com diferentes valores (incentivando sua meta), eles podem ser chaveiros, agradecimentos por email, produto personalizado, exemplar de lançamento entre outros.

– No Crowdfunding o projeto proposto não tem um retorno apenas para aquele grupo específico que colaborou, mas envolve uma ideia de um impacto na sociedade ao lançar o produto.

– Você estabelecerá uma meta na plataforma, mas deve ficar atento às condições e detalhes da plataforma sobre o que acontece ao bater a meta. Existem prazos de entregas das recompensas e para recebimento do dinheiro. (Confira as políticas e regras da plataforma escolhida!)

– Normalmente as plataformas fornecem material informativo acerca de como fazer uma boa campanha, quais projetos são mais apoiados, como fazer um bom marketing e atingir seu objetivo.

– Estude seus concorrentes e produtos similares, tentando compreender por que os projetos tiveram sucesso ou não. Sempre existem projetos que se assemelham pelo menos em partes com o seu e poderão te iluminar na elaboração da campanha.

Você tem um projeto no Espaço Maker que precisa de um Crowdfunding? Conheça os mais famosos:

Deixe uma resposta