Consultoria Espaços Makers: Por que ensinar com métodos ativos de aprendizagem?

Aqui na Escola do Inventor todos os nossos cursos são desenvolvidos a partir de métodos ativos de aprendizagem, ou seja, todas as nossas aulas tem como destaque a experimentação e o fazer. Mas por que ensinar com métodos ativos de aprendizagem?

Nós acreditamos que a aprendizagem se torna mais profunda e duradoura quando o aluno é levado ao centro do processo de construção do conhecimento. Para isso, todas as atividades desenvolvidas pela Escola de Inventor tem como base a aprendizagem mão na massa, também conhecida como “maker”.

O pesquisador do MIT Seymor Papert utilizou tal método como mote para idealizar o “construcionismo” defendendo que a construção do conhecimento é mais bem-sucedida quando resulta em um produto palpável, físico ou não, que esteja ligado diretamente ao interesse de quem o produz.

Atividades mão na massa: ensinando com métodos ativos de aprendizagem

Um bom exemplo são os jogos eletrônicos, paixão de grande parte das novas gerações, que convidamos nossos alunos a criarem durante alguns de nossos cursos que os permitem entenderem o funcionamento da lógica de programação utilizada em robôs e sensores eletrônicos. Além da criação de jogos de cartas e de tabuleiros para o ensino de matemática, de algoritmos e ciência que são um sucesso entre os alunos e professores.

Pelo fato dos alunos se sentirem intimamente conectados ao assunto do projeto que será desenvolvido, a construção do conhecimento acerca desses conceitos se torna quase que natural, uma vez que eles percebem a importância do entendimento desses conceitos para a finalização do jogo que estão construindo.

Com os métodos ativos de aprendizagem, os alunos também são convidados a explorar diversos tipos de materiais ligados ao tema central da aula, com o objetivo de aprender por meio de testes, descobertas e desenvolvimento de protótipos.