Consultoria Espaços Makers: 3 motivos para usar o Scrum em um projeto

O termo pode lhe parecer diferente, mas o Scrum é uma ferramenta muito ágil para gestão de projetos, usada no mundo todo pelas grandes empresas e companhias. Aqui na Escola de Inventor listamos 3 motivos para usar o Scrum em um projeto e explicamos como a ferramenta ajuda a manter o foco de nossos alunos.

Mas antes, vamos contar um pouco da história do Scrum. A ferramenta começou a ser usada pela indústria de software, que precisava alcançar resultados em seus projetos em um curto espaço de tempo. Era preciso criar um mecanismo de trabalho que fosse possível aos engenheiros planejar em um período menor e corrigir possíveis erros no caminho antes do final do projeto.

1 Scrum ajuda a aumentar a produtividade

O primeiro motivo para adotar a ferramenta para o desenvolvimento de projetos dentro da Escola de Inventor é que ela ajuda a aumentar a produtividade dos alunos durante as aulas. “Quando eles têm uma série de possibilidades e tarefas que precisam ser realizadas naquela etapa do projeto, o Scrum ajuda os alunos a focarem no que é fundamental naquele ponto do projeto e desenvolverem suas soluções, contribuindo para a melhora na produtividade”, explica um dos coordenadores da Escola, Fábio Javaroni.

2 Scrum facilita que o aluno encontre o erro no projeto e recomece

Como todas as etapas de um projeto desenvolvido pelos alunos da Escola de Inventor são documentados com o uso do Scrum, quando o projeto dá errado, o que faz parte da atividade proposta, o aluno consegue voltar às etapas anteriores e encontrar o erro cometido.

“Essa técnica foi pensada pelos desenvolvedores de softwares, que trabalham com projetos longos e não podiam chegar ao final sem o resultado positivo, pois teriam de recomeçar do zero para saber o que deu errado. Usando o Scrum o aluno consegue voltar ao ponto em que começou o problema e pensar em alternativas diferentes para solucioná-lo”, explica Fábio.

3 Scrum é ferramenta fundamental para um bom planejamento

Por último, um dos principais motivos do Scrum ser uma ferramenta muito útil é sua possibilidade de planejar minuciosamente todas as etapas de um projeto, com metas semanais ou até mesmo diárias, permitindo que seu usuário consiga organizar o projeto no menor tempo hábil.

“Aprender a usar o Scrum e adotá-lo como ferramenta de trabalho vai ajudar o aluno em dezenas de situações em sua vida cotidiana, ele pode usar o método para estudar para o vestibular, para criar um projeto único, para executar alguma tarefa solicitada a longo prazo, na vida acadêmica dele e depois na vida profissional, sabendo se planejar, executar e analisar suas falhas para buscar novas soluções!”, conclui Fábio.