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O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO CONHECIMENTO!

A “Formação em métodos ativos de aprendizagem” da Escola de Inventor foi desenvolvida para atender secretarias de educação, escolas, professores, gestores e coordenadores pedagógicos.

Ela tem por objetivo municiar os profissionais da área com abordagens, planos de aula e materiais que facilitem a implantação de métodos ativos dentro da sala de aula.

A formação inclui materiais desenvolvidos para escolas de ensino fundamental I e II.

Durante a formação os participantes aprenderão por meio de oficinas focadas na prática, as seguintes abordagens de ensino-aprendizagem:

– Aprendizagem mão na massa;

–  Aprendizagem por desafios;

–  Aprendizagem baseada em projetos;

–  Aprendizagem baseada em jogos;

–  Aprendizagem por experimentação.

COMO FUNCIONA?

As oficinas podem ocorrer na Escola de Inventor ou “in locco” na sua organização, escola, secretaria ou centro de formação e aprendizagem.

Carga horária: 24 horas.

Material:  – Manual do participante;
– 20 planos de aula multidisciplinares;
– Kit com materiais necessários à aplicação dos planos de aula.

Investimento: Solicite um orçamento.

O QUE SERÁ ENSINADO DURANTE A FORMAÇÃO?

Aprendizagem mão na massa

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A primeira etapa da formação têm duração de 4 horas e focará na implantação da chamada educação mão na massa ou educação maker, dentro do currículo escolar.

Durante a formação os participantes entenderão como a educação mão na massa aprofunda o processo de aprendizagem do aluno, fazendo com que ele primeiro se interesse pelo conteúdo através da livre exploração do problemas propostos, e numa segunda etapa, estude teorias que sustentem as soluções apresentadas.

Para facilitar a aplicação, a formação inclui planos de aula detalhados e  materiais para condução de projetos pelos participantes.

Também são apresentadas técnicas voltadas a medição do nível de aprendizagem de alunos que participam de atividades baseadas na aprendizagem mão na massa.

Aprendizagem por desafios

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A segunda etapa da formação tem duração de 4 horas e focará na implantação da chamada aprendizagem por desafios ou “challenge based learning”, dentro do currículo escolar.

Durante a formação os participantes entenderão os motivos que fazem da aprendizagem por desafios uma ferramenta essencial para o engajamento dos alunos dentro da sala de aula.

Para facilitar a aplicação, a formação inclui o oferecimento de planos de aula e  materiais para condução de projetos pelos participantes, além da ferramenta CBL Canvas.

Também são apresentadas técnicas voltadas a medição do nível de aprendizagem de alunos que participam de atividades baseadas na aprendizagem por desafios.

Aprendizagem baseada em projetos

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A terceira etapa da formação tem duração de 4 horas e focará na implantação da chamada aprendizagem baseada em projetos ou “project based learning”, dentro do currículo escolar.

Durante a formação os participantes entenderão os motivos que fazem da aprendizagem baseada em projetos ser um método efetivo para o ensino de conteúdos interdisciplinares e com foco na resolução de problemas do mundo real.

Para facilitar a aplicação, a formação inclui planos de aula detalhados e  materiais para condução de projetos pelos participantes.

Também são apresentadas técnicas voltadas a medição do nível de aprendizagem de alunos que participam de atividades ligadas a aprendizagem baseada em projetos.

Aprendizagem baseada em jogos

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A quarta etapa da formação tem duração de 4 horas e focará na implantação da chamada aprendizagem baseada em jogos ou “game based learning”, dentro do currículo escolar.

Durante a formação os participantes aprenderão como o uso de diferentes tipos de jogos de aprendizagem (tabuleiro, cartas, digitais, entre outros) podem ser utilizados como meio efetivo e divertido na transmissão de conteúdos junto aos alunos.

Para facilitar a aplicação, a formação inclui planos de aula detalhados e  materiais para condução de projetos pelos participantes.

Também são apresentadas técnicas voltadas a medição do nível de aprendizagem de alunos que participam de atividades ligadas a aprendizagem baseada em jogos.

Aprendizagem por experimentação

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A quinta etapa da formação tem duração de 4 horas e focará na implantação da chamada aprendizagem por experimentação dentro do currículo escolar.

Durante a formação os participantes aprenderão como o uso de experiências pode ser utilizado para aprendizagem práticas de conceitos e teorias científicas.

Para facilitar a aplicação, a formação inclui planos de aula detalhados e  materiais para condução de projetos pelos participantes.

Também são apresentadas técnicas voltadas a medição do nível de aprendizagem de alunos que participam de atividades ligadas a aprendizagem baseada em experimentação.

Desenvolvimento em métodos ativos

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A última etapa da formação tem duração de 4 horas e focará no desenvolvimento de planos de aula baseados em métodos ativos de aprendizagem.

Durante a formação os participantes aprenderão técnicas de pesquisa, planejamento, formatação, prototipagem e teste de planos de aula baseados em métodos ativos.

Serão fornecidos materiais para aplicação, além de técnicas para documentação e multiplicação dos planos de aula desenvolvidos.

POR QUE ESCOLA DO INVENTOR?

APRENDIZAGEM ATIVA

Nossos cursos são desenvolvidos com um objetivo em mente: o aluno deve ser o protagonista do processo de aprendizagem!

TECNOLOGIA É UM MEIO

Enxergamos a tecnologia como um meio e não como um fim! Por meio dela ensinamos lógica, ciência, matemática e muito mais!

PENSAMENTO CRÍTICO

Os alunos saem de nossos cursos enxergando soluções criativas e interdisciplinares para problemas do mundo real!

Durante a formação os participantes terão a oportunidade de desenvolver diversas competências e habilidades essenciais no século XXI, como a capacidade trabalhar em equipe, o respeito ao próximo, a resiliência na condução de projetos e a resolução de problemas através da lógica e da comunicação.

COMO FUNCIONA?

As oficinas podem ocorrer na Escola de Inventor ou “in locco” na sua organização, escola, secretaria ou centro de formação e aprendizagem.

Carga horária: 24 horas.

Material:  – Manual do participante;
– 20 planos de aula multidisciplinares;
– Kit com materiais necessários à aplicação dos planos de aula.

Investimento: Solicite um orçamento.

FALE COM A GENTE

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais detalhes? Estamos disponíveis para te ajudar.

Ligue: (16) 3442-4442 ou envie um e-mail para: contato@escoladeinventor.com.br

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