Cultura Maker & Aprendizagem Criativa: Preparando para os desafios da Indústria 4.0

No Espaço Maker fica muito mais fácil trabalhar competências relacionadas à Indústria 4.0! Você conhece o que o novo mercado profissional exige e exigirá dos alunos? Confira abaixo!

A Revolução Industrial pode parecer um assunto para as aulas de História, mas é mais atual do que se imagina. Atualmente já se fala da 4ª Revolução Industrial, e parte dela é chamada de Indústria 4.0. Esse setor tem trazido para dentro da área industrial inovação, como no caso das smart cities (cidades inteligentes) que antes não entravam na alçada da indústria.

Embora pareça uma realidade futurística, as Fábricas que utilizam a Indústria 4.0 já são realidade e sua linha de produção possui componentes e sensores de ponta com tecnologia Wireless (sem a necessidade de cabos para comunicação e transferência de dados) que permite a visualização total do processo e tomada de decisão autônoma. Por que é importante conhecer esse contexto? Nossos alunos de hoje estarão dentro dessa indústria ou concorrendo às vagas nela num futuro próximo e o que faremos para auxiliá-los nesse processo?

Veja como as atividades no Espaço Maker podem preparar seus estudantes para a Indústria 4.0:

1. Internet das coisas
Espaço Maker

Utilizando a tecnologia em projetos Maker os alunos se depararão em algum momento com o mundo da eletrônica e da programação. A Internet das Coisas (IoT) pode ser algo simples quando entra em contato com os estudantes logo na sua formação escolar.

IoT compreende a interconexão digital entre objetos do cotidiano ou de um determinado processo (como numa fábrica). Esses objetos em conexão podem compor-se de diversos sensores e sistemas operacionais que analisam de forma autônoma os dados e são capazes de alterar cursos e processos em busca de otimização.

Insira os sensores no Espaço Maker e instigue seus alunos a trabalharem com os aparelhos via Bluetooth e Wi-Fi, em projetos simples como acender uma luz em casa de qualquer lugar com acesso à Rede.

1. Automação
Espaço Maker

Na indústria 4.0 a automação é uma das palavras-chave, os processos são regidos por sistemas capazes de executarem funções operacionais e tomarem decisões a partir de algoritmos inteligentes.

Quais são os exemplos simples que podem ser trabalhados no Espaço Maker? Construa um separador de balas doces por cor utilizando um Arduino, sensor de cor e um servo motor.

Você ainda pode criar projetos de acessibilidade como um cinto para deficientes visuais que utiliza um sensor ultrassônico que apita para auxiliar o indivíduo a detectar obstáculos ao seu redor. Ou ainda, projetos de sensores de estacionamento ou interruptores de luz inteligentes com sensor de movimento.

1. Criatividade
Espaço Maker

Não só a tecnologia chegou com tudo na indústria 4.0 mas também as competências, como a “criatividade”. O processo de criação e a capacidade de produzir e aprimorar novos produtos e sistemas é uma característica essencial dessa nova tendência. Espera-se encontrar pessoas capazes de inovar e criativas e que tenham experiências com métodos para a criação e invenção, como o Design Thinking! Já explicamos aqui como aplicar esse método no Espaço Maker (Confira!). Os projetos Makers proporcionam a condição exata para desenvolver essa competência e preparar os estudantes para a Indústria 4.0.

1. Colaboração
Espaço Maker

Para somar as competências, como a “criatividade” temos a capacidade de “colaboração”. Com a preocupação tecnológica da Indústria 4.0 temos também a importante necessidade de pessoas capazes de trabalhar em equipes multidisciplinares favorecendo ambientes de criação e inovação. No Espaço Maker projetos com abordagem STEAM (confira aqui o que é STEAM) proporcionam um ambiente completo para desenvolver habilidades de comunicação, senso crítico, argumentação e colaboração. A indústria 4.0 tem processos que exigem análises amplas e sistêmicas de dados, demandando uma equipe capaz de colaborar e tomar decisões baseadas nas análises e interpretações.