Espaço Maker: 5 Atividades Makers simples para começar!

Espaço Maker: 5 Atividades Makers simples para começar!

Espaço Maker é um ambiente movido de ideias e projetos, mas como dar início nessa caminhada de criações? Conheça alguns projetos simples que podem ajudar no início da sua caminhada Maker!

Espaço Maker deve ser um ambiente de criação e inovação que garante desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural. O espaço físico em si não se mantém em sua função sem que a comunidade escolar o signifique e o traga para o seu cotidiano (Leia mais sobre as características de um Espaço Maker). Como manter ou iniciar as classes no uso do Espaço Maker e no desenvolvimento de projetos?

O ensino maker já é uma realidade bem fundamentada nos EUA e ao redor do mundo, muitas ideias estão a um click de distância, basta saber onde procurar. Vamos deixar aqui 5 atividades do Science Buddies que vão ajudar e engajar seus alunos com os projetos do Espaço Maker! Nos links você acessará a página dessas atividades onde poderá ler e entender melhor como aplicá-las no Espaço Maker, confira abaixo:

Espaço Maker
  1. Fazendo uma luminária:

Corrente, volts, amperagem, resistores e circuitos elétricos podem ser o terror das aulas de ciências ou física. Mas como tornar esse aprendizado uma combinação de visualização mental e conhecimento prático? Criar uma luminária explorando um kit elétrico simples foi a ideia dessa aula desse grupo de cientistas e professores, confira como eles utilizaram materiais simples para tratar os circuitos elétricos e ainda engajar a sala na criação de uma luminária: baixo custo, inovação e aprendizagem! Confira!

  1. Circuito elétrico e artes:

A elétrica é um grande potencial para as atividades do Espaço Maker, mais uma vez o Science Buddies iluminou nossas mentes com esse projeto de circuitos. Dessa vez a elétrica integrou o campo artístico e cultural. Imagine colocar luzes de verdade para integrar as pinturas de seus alunos, o sol e as estrelas podem ganhar um brilho real! Basta ter em mãos, pilhas, fios elétricos, LEDs e criatividade! Confira!

  1. Movendo carros com o vento:

Como trazer o conhecimento teórico das leis de Newton para aulas práticas e criativas no Espaço Maker? Nesse projeto os alunos terão o desafio de aplicar seus conhecimentos de física e do método científico na construção de um carro feito de materiais comuns/recicláveis que consiga se movimentar com a força do vento. Entenda melhor o desenvolvimento da aula e impulsione o aprendizado Maker em suas aulas de física e ciências. Confira!

  1. Reciclobots:

Trabalhar sustentabilidade, artes, elétrica, física e método científico é a combinação que o Science Buddies trouxe nesse projeto! Como utilizar a criatividade artística de seus alunos na criação de robôs que se movem por ação da força centrípeta é o desafio nessa aula, montando um circuito simples com motor, um pequeno peso em seu eixo e prendendo isso a seu robô de sucata, eles criarão seu próprio Reciclobot, se divertindo e aprendendo. Confira!

  1. A ciência da Montanha-Russa

Aceleração, velocidade e energia potencial ficam bem mais interessantes quando saem dos desenhos da lousa e tomam forma em experimentos práticos. Construir uma montanha-russa de papel e utilizar uma bolinha de gude foi a solução que esse grupo de cientistas e professores deram para incrementar a experiência dos alunos com esses termos ou trabalhar a noção do mundo físico em alunos mais novos, confira todo o material para realizar isso no seu Espaço Maker. Confira!

As atividades acima são simples e de baixo custo o que vão facilitar sua execução no Espaço Maker, reflita sobre as propostas e crie em cima dos projetos inovando e aprimorando a aprendizagem no Espaço Maker.

Deixe uma resposta

Fechar Menu