Cultura Maker & Aprendizagem Criativa: 5 Atividades makers simples para começar!

A Cultura Maker e a Aprendizagem Criativa são ótimos caminhos para a criação de experiências de aprendizagem ricas e engajadoras!

Conheça alguns projetos simples que podem ajudar no início da sua caminhada mão na massa!

Como manter ou iniciar os alunos em trilhas mão na massa e no desenvolvimento de projetos?

O ensino maker já é uma realidade bem fundamentada e muitas ideias estão a um click de distância, basta saber onde procurar.

Vamos deixar aqui 5 atividades do Science Buddies que vão ajudar e engajar seus alunos com os projetos Maker!

Nos links você acessará a página dessas atividades onde poderá ler e entender melhor como aplicá-las em suas aulas, confira abaixo:

Espaço Maker

1. Fazendo uma luminária:

Corrente, volts, amperagem, resistores e circuitos elétricos podem ser o terror das aulas de ciências ou física. Mas como tornar esse aprendizado uma combinação de visualização mental e conhecimento prático?

Criar uma luminária explorando um kit elétrico simples foi a ideia dessa aula desse grupo de cientistas e professores, confira como eles utilizaram materiais simples para tratar os circuitos elétricos e ainda engajar a sala na criação de uma luminária: baixo custo, inovação e aprendizagem! Confira!

1. Circuito elétrico e artes:

A elétrica é um grande potencial para as atividades do Espaço Maker, mais uma vez o Science Buddies iluminou nossas mentes com esse projeto de circuitos.

Dessa vez a elétrica integrou o campo artístico e cultural. Imagine colocar luzes de verdade para integrar as pinturas de seus alunos, o sol e as estrelas podem ganhar um brilho real! Basta ter em mãos, pilhas, fios elétricos, LEDs e criatividade! Confira!

1. Movendo carros com o vento:

Como trazer o conhecimento teórico das leis de Newton para aulas práticas e criativas no Espaço Maker?

Nesse projeto os alunos terão o desafio de aplicar seus conhecimentos de física e do método científico na construção de um carro feito de materiais comuns/recicláveis que consiga se movimentar com a força do vento. Entenda melhor o desenvolvimento da aula e impulsione o aprendizado Maker em suas aulas de física e ciências. Confira!

1. Reciclobots:

Trabalhar sustentabilidade, artes, elétrica, física e método científico é a combinação que o Science Buddies trouxe nesse projeto!

Como utilizar a criatividade artística de seus alunos na criação de robôs que se movem por ação da força centrípeta é o desafio nessa aula, montando um circuito simples com motor, um pequeno peso em seu eixo e prendendo isso a seu robô de sucata, eles criarão seu próprio Reciclobot, se divertindo e aprendendo. Confira!

1. A ciência da Montanha-Russa

Aceleração, velocidade e energia potencial ficam bem mais interessantes quando saem dos desenhos da lousa e tomam forma em experimentos práticos.

Construir uma montanha-russa de papel e utilizar uma bolinha de gude foi a solução que esse grupo de cientistas e professores deram para incrementar a experiência dos alunos com esses termos ou trabalhar a noção do mundo físico em alunos mais novos, confira todo o material para realizar isso com seus alunos. Confira!

As atividades acima são simples e de baixo custo o que vão facilitar sua
execução. Reflita sobre as propostas e crie em cima dos
projetos inovando e aprimorando a aprendizagem criativa e mão na massa!

A Escola de Inventor está com inscrições abertas para as Formações: Culturas Maker & Aprendizagem Criativa!

Elas foram desenvolvidas para serem vivenciadas como uma experiência híbrida de aprendizagem!

Por isso, além dos conteúdos EAD, cada educador que se inscrever, receberá lindos kits makers, para botar a mão na massa no conforto da sua casa.

As formações incluem também apresentações multimídia e planos de aula focado em STEAM e  experimentação.

Se interessou? Clique aqui e garanta sua vaga!