Educação, Inspiração #5 – Ritaharju

Matéria originalmente publicada pelo portal  Innoveedu

A escola pública de ensino infantil e fundamental se diferencia pelo alto grau de uso de tecnologias e investimento em socialização dos estudantes, professores e profissionais. Os estudantes aprendem por meio de jogos em ambientes flexíveis, com paredes móveis. Os educadores colaboram entre si.

Problema: A falta de bem-estar para alunos, professores e profissionais nas escolas tradicionais é um problema a ser combatido pela escola Ritaharju, localizada em Oulu, na Finlândia. A cidade é conhecida pelo alto nível de desenvolvimento e investimentos em tecnologia. Inaugurada em 2010, a escola é um centro comunitário, que inclui biblioteca, creche e serviços para a juventude, que funcionam em alta sinergia. Profissionais responsáveis por cada uma destas áreas específicas trabalham em conjunto no espaço. O projeto da escola foi criado e é desenvolvido em parceria com a Microsoft no projeto de escolas inovadoras Partners in Learning. 55a675706ef58_Ritaharju

Soluções: A escola pública de ensino infantil e fundamental tem como diferencial o uso da tecnologia e a socialização. Os alunos aprendem por meio de jogos e das tecnologias digitais, interagindo intensamente com seus professores pela internet. A partir do terceiro ano, cada aluno têm o próprio laptop.

Ambientes flexíveis e paredes móveis permitem que eles se dividam em grupos grandes e pequenos, a depender do tipo de atividade promovida. A escola também fomenta a colaboração entre professores de diferentes disciplinas e turmas. Eles trabalham em duplas ou em grupos. As atividades podem incluir profissionais de mais de uma área, como professores de ensino fundamental, professores de ensino infantil e assistentes de necessidades especiais.

Espaços comunitários no prédio de arquitetura moderna estimulam a convivência entre todos, onde a palavra-chave é diversão. Nestes locais, há mesas de pingue-pongue e de bilhar, um espaço na escola reservado para jogos digitais, academia de ginástica, sala de café e sala de descanso.

rithaju

Resultados: Os alunos se sentem bem no espaço da escola e aprendem melhor. O uso de tecnologia permite o aprendizado personalizado e a familiaridade com computadores desde cedo. As crianças gostam da escola e querem ficar lá. Elas adquirem habilidades do século 21, como empatia, criatividade e compaixão. Os profissionais rendem mais trabalhando em equipe e com colaboração.

Interessante, não é mesmo?

A Escola de Inventor se espelha em iniciativas como essa para trazer o que há de mais moderno na educação mundial, para o seu filho(a).

Nossos cursos focam no ensino de programação, robótica e cultura maker para crianças, com um objetivo principal em mente: Ajudar a formar os líderes do amanhã!

Coloque seu filho(a) em um de nossos cursos! As vagas são limitadas!  Para se inscrever preencha o formulário de inscrição clicando AQUI!

Nosso curso regular começa em Fevereiro/2016 e as matrículas estão abertas!

Para mais informações, ligue (16) 3442-4442.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu