Educação, Inspiração #4 – Nave – Rio de Janeiro

Matéria originalmente publicada pelo portal Innoveedu

Escola que alia o ensino médio generalista a cursos técnicos voltados para a área digital. Possui laboratórios e recursos de ponta. Os alunos são estimulados a desenvolver projetos de qualidade para o mercado.

Problema: Estimular alunos em todas as suas dimensões para que se tornem seres humanos completos é a proposta projeto Núcleo Avançado em Educação (Nave), que funciona no Colégio Estadual José Leite Lopes, no bairro da Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro. O colégio procura formar jovens protagonistas, a partir do conhecimento de suas potencialidades. Iniciado em 2008 com apoio do Instituto Oi Futuro, o projeto une ensino médio e curso técnico, funciona como um núcleo de pesquisa e inovação e também como centro de disseminação de informações.

Nave02

Soluções: A escola forma os estudantes para atuarem no mercado digital, em áreas como internet, celular, games e TV. Oferece três especializações: roteiro para mídias digitais, multimídia e programação de jogos digitais. Selecionados por meio de prova para entrar na escola, os alunos têm contato com disciplinas dos três cursos profissionalizantes no primeiro ano. No segundo ano, escolhem qual deles querem cursar e passam a conhecer a área com mais profundidade. No total, são três anos de estudos, que aliam as disciplinas tradicionais do ensino médio e o aprendizado para o mercado de trabalho do século 21. O espaço tem instalações tecnológicas e recursos de ponta para garantir a formação de excelência dos alunos, que ficam na escola das 7h às 17h.

Durante as aulas, os adolescentes são incentivados pelos professores a desenvolverem produtos com qualidade de mercado. Os trabalhos podem ser feitos em diferentes formatos, como áudio, vídeo, jogos, artes manuais ou textos. Os professores participam de cursos de formação e os resultados de suas discussões e projetos são replicados para outras escolas.559d8f8b35acf_nave_2

Resultados: Os estudantes se formam com diploma do ensino médio e técnico e mostram ótimos resultados em provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A escola foi reconhecida como uma das 33 mais inovadoras do mundo pela Microsoft em 2013. Como prêmio, a escola passou a ter uma parceria com a empresa, que oferece acesso a ferramentas, como o DreamSpark, voltado a desenvolvedores, e a Microsoft IT Academy, plataforma que certifica os alunos em programas como Word e Excel.

Interessante, não é mesmo?

A Escola de Inventor se espelha em iniciativas como essa para trazer o que há de mais moderno na educação mundial, para o seu filho(a).

Nossos cursos focam no ensino de programação, robótica e cultura maker para crianças, com um objetivo principal em mente: Ajudar a formar os líderes do amanhã!

Coloque seu filho(a) em um de nossos cursos! As vagas são limitadas!  Para se inscrever preencha o formulário de inscrição clicando AQUI!

Nosso curso regular começa em Fevereiro/2016 e as matrículas estão abertas!

Para mais informações, ligue (16) 3442-4442.

 

Próximo postRead more articles

Deixe uma resposta