Educação, Inspiração #2 – The Nueva School

Matéria originalmente publicada pelo portal Innoveedu

A escola privada da educação Infantil ao ensino médio para crianças superdotadas incentiva o ‘design thinking’ e a prototipagem. Os alunos aprendem aplicando as artes e a engenharia à criação de hipóteses, prototipagem e testagem de soluções para melhorar o mundo.

Problema: Aulas tradicionais, expositivas, e consideradas entediantes para os alunos são a questão a ser combatida pela escola. Neste tipo de ensino, os estudantes se desinteressam facilmente e são obrigados a ficar sentados por longas horas, apenas ouvindo. Fundada em 1967 na Califórnia, a escola The Nueva School atende estudantes superdotados, permitindo que usem a intuição nos estudos e trabalhem em projetos com a mão na massa.

The Nueva School na Califórnia
The Nueva School na Califórnia

Soluções: A escola privada oferece ensino da educação infantil ao ensino médio. Tem como diferenciais a aplicação do design thinking e de laboratórios de prototipagem (makerspaces, em inglês). O aprendizado é centrado no aluno, que estuda de forma interdisciplinar fazendo investigações sobre questões do mundo real. Os estudantes podem trabalhar individualmente ou em grupos, grandes ou pequenos, fazendo pesquisas sobre um tema comum ou estudando com alguns colegas disciplinas como leitura e matemática. O projeto é baseado no construtivismo e no aprendizado socioemocional.

A escola tem um laboratório de inovações, o Innovation Lab, criado em parceria com a empresa IDEO e o Instituto de Design Hasso Plattner, da Universidade Stanford. Lá, os alunos aprendem utilizando o pensamento do design cotidianamente para resolver problemas. Eles aplicam as artes e a engenharia à criação de hipóteses, prototipagem e testagem de soluções para melhorar o mundo.

Empresas procuram a escola para usar o espaço para inspirar a criação e a melhoria de produtos com a participação dos alunos. Há vários professores especialistas em áreas eletivas, como ciências, tecnologia, engenharia e matemática, conhecidas pela sigla STEM em inglês, artes, empreendedorismo e educação física. Na aula de tecnologia, por exemplo, os alunos fazem experimentações usando ferramentas digitais, melhoram suas habilidades de digitação ao postarem comentários em blogs, participam de competições de robótica e editam apresentações de vídeo e música. Os alunos trabalham no próprio laptop a partir do sexto ano. Há ainda atividades como o Nueva Math Circles, em que as crianças são convidadas a fazer atividades matemáticas jogando, montando quebra-cabeças e resolvendo problemas. Eles podem ainda participar de um curso de empreendedorismo, em que aprendem a desenvolver a própria ideia de negócio e colocá-la em prática.

Makerspace na The Nueva School
Makerspace na The Nueva School

Resultados: Os estudantes se sentem confiantes para inventarem coisas e desenvolvem a paixão de aprender ao longo da vida. Eles são preparados social e emocionalmente. São motivados, criativos e responsáveis. As atividades com a mão na massa desenvolvem conexões com o mundo real, fazendo com que levem o trabalho a sério. Aprimoram ainda as habilidades críticas e analíticas de maneira emocionante e criativa. A escola já vários reconhecimentos nacionais e internacionais, com prêmios como o US Department of Education National Blue Ribbon Award e o American Institute of Architects Award for School Design and Sustainability.

Interessante, não é mesmo?

A Escola de Inventor se espelha em iniciativas como essa para trazer o que há de mais moderno na educação mundial, para o seu filho(a).

Nossos cursos focam no ensino de programação, robótica e cultura maker para crianças, com um objetivo principal em mente: Ajudar a formar os líderes do amanhã!

Coloque seu filho(a) em um de nossos cursos! As vagas são limitadas!  Para se inscrever preencha o formulário de inscrição clicando AQUI!

Nosso curso regular começa em Fevereiro/2016 e as matrículas estão abertas!

Para mais informações, ligue (16) 3442-4442.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu