Educação, Inspiração #10 – Institute of Play

O “Institute of Play”  possui como foco a criação de experiências educacionais enraizadas nos princípios de Game Design. Seus currículos são formados por planos de aula que simulam problemas do mundo real, e exigem soluções dinâmicas de aprendizagem.

Int_Play_04

Problema: As escolas vem sendo desafiadas a cumprir as suas missões na nova e complexa realidade global, pautada pelos avanços da tecnologia digital.

Um relatório divulgado em 2009 pelo Centro de Estudos de Mercado de Trabalho da Northeastern University e da Rede Alternativa Escolas em Chicago, descobriu que as escolas norte-americanas estão tendo sérias dificuldades engajar e reter os alunos.

O relatório constatou que  lá, cerca de 7.000 alunos abandonam a escola todos os dias, 1,2 milhões por ano, com graves implicações para a economia, o sistema político e a sociedade note-americana.

Da mesma forma, um relatório divulgado pela Conferência Nacional sobre Cidadania em 2008, descobriu que 55% das pessoas com menos de 30, são totalmente não-engajadas nos processos políticos locais ou nacionais.

Int_Play_01

Soluções: O “Institute of Play”  reconhece estas tendências como parte de uma nova realidade, repleta de desafios e oportunidades.

Nesta nova realidade, o alcance da cidadania precisa ser alargado, o que, por consequência, tem feito com que modelos tradicionais de aprendizagem, resolução de problemas e participação, venham perdendo relevância.

“Institute of Play”  acredita que o design de jogos e os princípios que lhes são subjacentes, possuem papel vital no envolvimento escolar dos alunos no séc. XXI, bem como na construção de habilidades críticas para um sistema de pensamento voltado à resolução criativa de problemas, colaboração, empatia e inovação.

Int_Play_02

Resultados: Projetado pelo “Institute of Play”  e firmemente enraizado em mais de trinta anos de aprendizagem da pesquisa, o modelo de “Escola Quest” re-imagina a escola  como um nó, em uma ecologia de aprendizagem que se estende para além das quatro paredes da instituição, envolvendo crianças de maneiras que são engajadoras, capacitantes e culturalmente relevantes.

Para isso, o instituto cria currículos que integram os princípios de jogos de ação e design, focando na geração de enredos que primam pela busca da “necessidade do saber” em sala de aula.

Cada trimestre escolar, é pautado por uma série de desafios ou missões cada vez mais complexas, onde a aprendizagem, a partilha de conhecimentos, o feedback, a reflexão e a busca pelos próximos passos, surgem como uma função natural do jogo escolhido.

A primeira escola no modelo quest,  denominada Quest to Learn abriu as suas portas como uma escola pública em Nova York, no ano de 2009. Em 2011, iniciou-se a segunda escola do modelo quest, agora na cidade de Chicago,  denominada CICS ChicagoQuest.

Desde então, ambas escolas vem colecionando excelentes resultados em olimpíadas e desafios nacionais de ciência e tecnologia.

“Institute of Play”fornece de forma gratuita, diversos jogos e planos de aulas desenvolvidos e aplicados por eles em ambas as escolas. Esses recursos podem ser acessados aqui.

Interessante, não é mesmo?

A Escola de Inventor se espelha em iniciativas como essa para trazer o que há de mais moderno na educação mundial, para o seu filho(a).

Nossos cursos focam no ensino de programação, robótica e cultura maker para crianças, com um objetivo principal em mente: Ajudar a formar os líderes do amanhã!

Coloque seu filho(a) em um de nossos cursos! As vagas são limitadas!  Para se inscrever preencha o formulário de inscrição clicando AQUI!

As aulas do primeiro módulo do nosso curso regular começam  no dia 18/08/2016 e as matrículas estão abertas!

Para mais informações, ligue (16) 3442-4442.