CIÊNCIA E CULTURA MAKER DE FORMA PRÁTICA E DIVERTIDA

O Curso Galileu foi desenvolvido a partir de métodos ativos de aprendizagem que trazem o aluno para o centro da sala de aula, permitindo com que ele se torne protagonista no processo de criação do conhecimento.

Como Funciona?

ATENÇÃO: NÃO TEREMOS TURMAS NOVAS NO ANO DE 2023

3 Módulos semestrais de 16 aulas cada: aulas semanais de 2 horas.

Carga horária: 32 horas (por semestre).

Número de vagas: 16 alunos por turma.

O QUE SERÁ ENSINADO DURANTE O CURSO?

MÓDULO 01 – Robótica Maker

O primeiro módulo tem como foco a parte científica da robótica, com ênfase no estudo dos componentes elétricos e mecânicos que compõem os robôs.

Durante o decorrer das 16 aulas o aluno não utilizará computadores, focando sua atenção no entendimento do funcionamento de circuitos elétricos simples, em série e em paralelo, no desenvolvimento de brinquedos e robôs low-tech e no estudo sobre o funcionamento de estruturas mecânicas e hidráulicas utilizadas na robótica.

O material desse módulo inclui além das apostila, o “Kit do Inventor”, que possibilita às crianças levarem os projetos desenvolvidos em sala de aula para casa.

Os conteúdos desse módulo estão alinhados as habilidades específicas de ciências da BNCC.

MÓDULO 01 – Introdução a robótica, a programação e a cultura maker

No segundo módulo o aluno cria projetos que incluem o desenvolvimento de animaçãoes 2D, games e robôs baseados em Arduino.

O principal objetivo deste módulo é ensinar as crianças a aplicação prática de conceitos matemáticos (plano cartesiano , graus, porcentagens, variáveis), científicos (interfaces humano-máquina e funcionamento de sensores) e pensamento lógico (algoritmos, condicionais, repetições e loopings).

O material desse módulo inclui as apostilas e os softwares utilizados durante o desenvolvimento dos projetos em sala de aula.

MÓDULO 03 – Robótica e Sensores

No terceiro módulo os alunos irão desenvolver projetos robóticos que integram sensores, estruturas mecânicas e algoritmos de programação voltados a resolução de problemas do mundo real.

Ao final do curso os alunos participarão de um campeonato de robótica, onde poderão colocar em prática as competências e habilidades desenvolvidas durante o decorrer do Curso Galileu.

O material desse módulo inclui as apostilas e os softwares e o robô (opcional) utilizados durante o desenvolvimento dos projetos em sala de aula.

POR QUE ESCOLA DE INVENTOR?

APRENDIZAGEM ATIVA

Nossas oficinas são desenvolvidas com um objetivo em mente: os participantes devem ser os protagonistas do processo de aprendizagem!

TECNOLOGIA É UM MEIO

Enxergamos a tecnologia como um meio e não como um fim! Por meio dela ensinamos lógica, ciência, matemática e muito mais!

PENSAMENTO CRÍTICO

Os participantes saem de nossas oficinas enxergando soluções criativas e interdisciplinares para problemas do mundo real!

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO SÉCULO XXI

Durante a oficina os participantes têm a oportunidade de desenvolver diversas competências e habilidades essenciais no século XXI, como a capacidade trabalhar em equipe, o respeito ao próximo, a resiliência na condução de projetos e a resolução de problemas através da lógica e da colaboração.

FALE COM A GENTE

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais detalhes? Estamos disponíveis para te ajudar.

Ligue: (16) 98131-3197 ou envie um e-mail para: contato@escoladeinventor.com.br