CURSO PROFESSORES INVENTORES:
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO & APRENDIZAGEM CRIATIVA

O Curso “Professores Inventores – Lógica de Programação & Aprendizagem Criativa” é composto por quatro encontros temáticos que trazem um pouco da visão inovadora que a Escola de Inventor vem desenvolvendo e aplicando nos últimos cincos anos, em seus cursos e oficinas de STEAM, criatividade e cultura maker

O curso foi desenvolvido para ser vivenciado de forma híbrida (online e offline), por isso, cada educador que se inscrever receberá um kit de aplicação com os materiais que serão utilizados durante as atividades maker que compõem a formação.

Além do kit de aplicação, os participantes receberão  apresentações multimídia com oficinas prontas e  planos de aula desenvolvidos pela Fundação Siemens para seu projeto Experimento (100% gratuito).l

PARTE DO CONTEÚDO DESSA FORMAÇÃO FOI DESENVOLVIDO PELA:

QUAIS OS TEMAS E CONTEÚDOS ABORDADOS DURANTE O CURSO?

Dia 01: Cultura Maker & Experimentação!

No primeiro dia veremos como utilizar os princípios da Aprendizagem Baseada em Experimentação
na aplicação de atividades mão na massa, a partir de conteúdos desenvolvidos pela Fundação Siemens para seu Projeto Experimento. Além disso faremos uma linda Luminária Maker com materiais simples e de fácil acesso!

Dia 02: Pensamento Computacional!

No segundo dia aprenderemos o que é o Pensamento Computacional e como podemos utilizar algumas plataformas gratuitas da internet na formulação de trilhas de aprendizagem que engajem os alunos a adentrar pelo mundo da lógica e da programação, de maneira fácil, lúdica e divertida.


Dia 03 e 04: Matemática Criativa!

No terceiro e no quarto dia iremos aprender como podemos ensinar lógica e matemática por meio do desenvolvimento de jogos e animações 2d. Para isso, aprenderemos o básico da programação de algoritmos e como criar jogos utilizando personagens do mundo de Minecraft por meio do software Scratch do MIT Lifelong Kindergarten Group.

QUANTO TEMPO DURA O CURSO?

1
encontros onlines
1 horas
de formação com atividades mão na massa!
1 horas
Cultura Maker & Experimentação
1 horas
Pensamento Computacional
1 horas
Matemática Criativa

O QUE VOCÊ RECEBERÁ NO KIT DE APLICAÇÃO DA FORMAÇÃO?

- 01 Kit "Circuitos Elétricos" com: 2 motores DC, 10 leds, 2 botões, 1 potenciômetro, 2 baterias, 4 pilhas, 2 suportes de pilhas. - 2 Kits Luminária Maker.

Apresentações PowerPoint e planos de aula para execução das oficinas:
- Luminária Maker
- Pensamento Computacional
- Matemática Criativa com Minecraft.

Planos de Aula com projetos STEAM para execução de aulas baseadas no método de aprendizagem por experimentação desenvolvidas pela Fundação Siemens (100% gratuito).

  • 01 Kit Circuitos Elétricos contendo: 2 motores DC, 10 leds, 2 botões on/off, 1 potenciômetro, 2 baterias, 4 pilhas, 2 suportes de pilhas.
    - 02 Kits Luminária Maker.
  • Apresentações PowerPoint e planos de aula para execução das oficinas:
    - Luminária Maker.
    - Pensamento Computacional.
    - Matemática Criativa.
  • Planos de Aula com projetos STEAM para execução de aulas baseadas no método de aprendizagem por experimentação desenvolvidas pela Fundação Siemens (100% gratuito).

O QUE DIZEM OS EDUCADORES QUE PARTICIPARAM DE NOSSAS FORMAÇÕES?

"Sou docente do Colégio Técnico da Unesp de Bauru e participei do curso de Inverno 2019 da Escola de Inventor em Ribeirão Preto. Considero que o curso realizado foi um investimento na minha carreira porque consegui trazer para a sala de aula várias ideias de como motivar o aluno para o desenvolvimento de atividades práticas. Agradeço a iniciativa desta Escola em proporcionar este treinamento e esta troca de experiências. Recomendo o curso para professores de qualquer área."
Profª Kátia Lívia Zambon
Colégio Técnico Industrial - CTI Unesp Bauru

GALERIA DE FOTOS

Conhecimentos básicos de informática e internet.

Vontade de aprender e se atualizar.

Paixão pela educação!

O curso será ministrado de forma online e ao vivo.

  • 1ª Turma:  10, 11, 12 e 13 de Agosto/2020 – Vagas esgotadas!
  • 2ª Turma: 17, 18, 19 e 20 de Agosto/2020 – Vagas esgotadas!
  • 3ª Turma:  24, 25, 26 e 27 de Agosto/2020 – Vagas esgotadas.

Horário: Das 19h ás 21h.

Vagas: Serão apenas 10 vagas por turma.

As vagas são limitadas para que os nossos formadores possam atendê-los com a maior atenção e maior qualidade possível, durante todo o curso.

INVESTIMENTO:
– R$699,00 + o valor do frete. 

– 5% de desconto no pagamento à vista no depósito bancário.

– Parcelado no cartão de crédito em até 3X.

Fábio Luis Javaroni Patton – Coordenador da Escola de Inventor. Formado em estão Ambiental pela Esalq/USP, é o responsável pelo desenvolvimento dos cursos e pela coordenação dos professores da Escola de Inventor. Maker de carteirinha, sabe a importância das ferramentas e da criatividade na resolução de problemas.

João Guilherme Camargo dos Santos – Coordenador da Escola de Inventor e Analista de Inovação na WTA (www.wtavet.com.br). Formado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela FFCLRP/USP.  É responsável por promover a aproximação entre a Escola de Inventor e centros de ciência, tecnologia e inovação espalhados pelo Brasil.

Lívia Fornitano Roveri – Coordenadora da Escola de Inventor. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UEL-PR, é a responsável pela inserção de práticas mão na massa nos cursos voltados ao Fundamental II e oficinas corporativas desenvolvidas pela Escola de Inventor.

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