Consultoria Espaços Makers: Como aprender ciências criando aviões de papel?

Você já parou para pensar que seu filho (a) pode aprender muito com brincadeiras simples, como um aviãozinho de papel? Pois é, hoje vamos explicar como aprender ciências criando aviões de papel, uma das atividades propostas pela Escola de Inventor.

O coordenador da Escola, Fábio Javaroni, explica que antes de tudo é fundamental trabalhar a observação dos alunos para essas atividades.

“O objetivo é que ele observe o avião no ar e tente descrever esse objeto, como ele é, como é seu voo, se ele fica pouco ou muito tempo no ar, se ele cai rápido ou lentamente”, explica.

Alunos aprendem conceitos de aerodinâmica

Com base nessa observação, os professores conseguem transmitir os conceitos de aerodinâmica de forma muito prática, explicando questões de física sobre a resistência do ar e levando esse aluno a refletir o que é preciso fazer para que seu avião de papel voe por mais tempo.

“Conceitos como resistência, sustentação e aerodinâmica são o primeiro passo para que o aluno desenvolva até mesmo um protótipo de avião mais elaborado, deixando o de papel como um exemplo e utilizando outros materiais e estruturas para alcançar seu objetivo final, que é mantê-lo no ar”, explica o coordenador.

Essas e outras atividades são desenvolvidas especialmente para que os alunos sejam capazes de testar a experimentação, um dos motivos do uso do conceito Design Thinking, um método de aprendizado utilizado na Escola de Inventor.