Consultoria Espaços Makers: 3 maneiras para prender a atenção dos alunos em sala de aula

A Escola de Inventor usa o método ativo de aprendizagem para ensinar conceitos de matemática, ciências, robótica e programação para os alunos. Separamos três maneiras para prender a atenção dos alunos em sala de aula e reforçar o aprendizado, contando estratégias que os coordenadores da Escola de Inventor têm usado.

3 maneiras para prender a atenção dos alunos em sala de aula: Atividades mão na massa

De acordo com uma das coordenadoras da escola Livia Roveri, as atividades mão na massa, nas quais os alunos aprendem enquanto criam, constroem e inventam, ajudam muito a prender atenção dos alunos em sala.

Tornar o Aluno protagonista do aprendizado

A segunda forma de manter a atenção do aluno em sala é tornando-o protagonista do processo de aprendizado, de forma que os professores trabalhem com a formulação de perguntas e conduzam as explicações baseadas nas respostas dos alunos.

“Os alunos tem noção das respostas de quaisquer perguntas que lhes façam. Nesse momento não existem respostas erradas. Dessa forma o professor consegue conduzir o raciocínio com base nas respostas apresentadas”, explica Livia.

Material usado em sala de aula

A terceira forma de prender a atenção do aluno em sala é o material utilizado. “Aqui na Escola de Inventor usamos muito em nossos materiais os gifs, os vídeos, o som, para chamar a atenção dos alunos. Construimos um aprendizado cenestésico, que significa retirar desse conjunto de sensações o melhor aprendizado e compreensão dos conceitos ensinados”, explica Livia.

No que acreditamos:

A Escola de Inventor acredita que é preciso aprofundar o ensino e  a aprendizagem de ciências, matemática e leitura, por meio do ensino por investigação e da educação mão na massa no ensino fundamental.

O que fazemos:

Desenvolvemos e aplicamos conteúdos STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts & Math – para alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Nosso principal objetivo é contribuir com a elevação do desempenho dos alunos brasileiros no PISA – Programme for International Student Assessment.

Para isso, atuamos na aproximação entre centros educacionais, centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação e a indústria.

Acreditamos que esse é o melhor caminho para o desenvolvimento e crescimento sustentável do Brasil a médio e longo prazo.

Nossos cursos e oficinas já formaram mais de 300 professores em todo o país e atenderam mais de 8.000 alunos com nossos cursos e oficinas STEAM & Maker.

Leve a Cultura Maker para sua escola:

Podemos ajudar a inserir a Cultura Maker dentro do currículo da sua escola, por meio de formações, conteúdos e kits de aplicação fornecidos em nossa solução educacional: Consultoria Espaços Makers.

Vamos inventar juntos?

Caso queira saber mais detalhes clique aqui, ou ligue (16) 3442-4442 e fale com um de nossos consultores.

Escola de Inventor – Cursos inovadores que preparam para os desafios do amanhã!