School Maker Faire: Escola de Inventor

Ribeirão Preto recebe primeira School Maker Faire do Brasil!

Ação educacional da Escola de Inventor reuniu torneio de robótica e atividades gratuitas para crianças

Em 3 de dezembro, a Escola de Inventor promoveu a 1° School Maker Faire do Brasil.

Maker Faire  é o maior espetáculo de ciência, tecnologias e atividades “mão-na-massa” do mundo. É um local onde a família e os amigos podem assistir a uma enorme mostra de invenções, criatividade e desenvoltura, e à celebração do movimento dos Makers (fazedores). É um local onde as pessoas nos mostram e partilham o que gostam a fazer, aprendendo com essas experiências.

Maker_Faire01

Os Makers são de todas as idades e origens. Entusiastas de tecnologia, artesãos, mecânicos, cientistas ou curiosos com uma vertente prática. O objetivo dos eventos Maker Faire é fomentar o crescimento desta comunidade providenciando um ponto de encontro para troca de experiências, contatos e informação.

A Maker Faire original foi organizada em San Mateo na Califórnia, e em 2016 celebrou o seu décimo-primeiro evento anual com mais de 1500 makers e 150.000 visitantes.

A World Maker Faire New York, outro evento de renome, cresceu em três anos para mais de 500 makers e 55.000 visitantes. Detroit, Kansas City, Newcastle (GB), e Tóquio são também palco para Maker Faires (200+ makers), e Mini Maker Faires organizadas independentemente pela comunidade são hoje em dia levadas a cabo por todo o mundo.

Recentemente tivemos a primeira Mini Maker Faire brasileira no Rio de Janeiro (saiba mais).

Maker_Faire02

E em 2016, a Escola de Inventor trouxe para Ribeirão Preto uma mostra desse evento, através da 1ª School Maker Faire do Brasil!

O evento contou com atividades gratuitas destinadas a pais e filhos que puderam conhecer a metodologia praticada na instituição, voltada apara a aprendizagem criativa, divertida e por projetos.

“Ensinamos conceitos básicos de eletricidade, interface homem-máquina, diferenças entre peso e massa e o papel da aceleração e gravidade. Também instigamos a criatividade e a atividade manual”, comenta João Guilherme, um dos coordenadores da escola.

Maker_Faire03

Paralelo as atividades makers, ocorreu o 1º Torneio de Robótica Educacional de Ribeirão Preto.

O torneio consistiu em provas que simularão um resgate de vítimas presas em uma área de desastre.

Cada time, formado por equipes do Curso Galileu da Escola de Inventor, teve de montar seu próprio robô e programá-lo por meio de algoritmos que o permitam ultrapassar obstáculos, bem como cumprir tarefas pré-determinadas.

E a equipe que sagrou-se campeã foi a Girls Power formada pelas alunas Ana, Mariana, Roberta e Maria Eduarda, que agora representarão a Escola de Inventor na Olimpíada Brasileira de Robótica, que ocorrerá em Junho de 217, na USP de São Carlos.

“O principal objetivo é fazer com que as crianças trabalhem em equipe para resolver problemas por meio da lógica e matemática. Com o conhecimento e as técnicas adquiridas, todos os alunos já estarão aptos para participarem da Olímpiada”, diz Fábio Luis Javaroni Patton, coordenador da Escola.

Maker_faire04

A coordenadora Lívia F. Roveri, ainda destaca que a School Maker Faire contou ainda com a exposição de projetos de tecnologias assistivas desenvolvidos pelos formandos do Curso Galileu, que fomenta a criação de games e robôs com o público infantil.

Os trabalhos abrangeram aplicativos para celular e dispositivos habilitados com sensores de Internet das Coisas (IoT).

“Cada aluno teve como proposta oferecer concepções inovadoras para a vida de pessoas com deficiências. Tivemos projetos como sistema de comando por voz e um aplicativo que simula notas de um piano por meio das cores”.

Gostou? Então, matricule seu filho na Escola de Inventor

Os cursos desenvolvidos pela Escola de Inventor tem um objetivo principal: Ajudar a formar os líderes do amanhã!
Para mais informações, ligue para (16) 3442-4442 ou (16) 3101-2248.

Temos também um curso de férias sobre Robótica e Star Wars! Clique aqui e saiba mais!

As vagas são limitadas!